Em temporada irretocável, Miguel Hidalgo disputa o título das finais da World Triathlon Championship Series na Austrália

Vice-líder da temporada, brasileiro precisa vencer etapa em Wollongong e ver o australiano Matthew Hauser ficar ao menos em quarto lugar

Foto: Petko Beier/World Triathlon
Foto: Petko Beier/World Triathlon

Miguel Hidalgo está na briga pelo título da World Triathlon Championship Series, cuja etapa final ocorre neste final de semana, em Wollongong, na Austrália. A prova masculina está programada para domingo, 19, às 3h (horário de Brasília), e pode consagrar o triatleta como o primeiro brasileiro a vencer a temporada da competição.

Atual vice-líder do ranking mundial, Hidalgo é também o segundo colocado no Circuito Mundial, com 2.780,63 pontos, atrás apenas do australiano Matthew Hauser, que soma 3.000. O português Vasco Vilaça aparece em terceiro, com 2.775.

Para conquistar o título, Miguel precisa vencer a etapa de Wollongong e torcer para que Hauser não termine entre os três primeiros, o que coroaria a temporada mais consistente de sua carreira.

“Este é o meu primeiro ano realmente brigando pelo título. A pressão é diferente, mas gosto disso e sinto que performo melhor quando estou mais pressionado. Quero focar apenas no que tenho controle e encarar esta prova como se fosse outra qualquer”, disse o triatleta de 25 anos.

O campeão mundial é definido com base na pontuação desta etapa final, somada aos três melhores resultados no circuito. A vitória em Wollongong vale 1.250 pontos, enquanto o primeiro lugar nas demais etapas rendem 1.000. Hidalgo acumulou quatro pódios em 2025: campeão em Alghero (Itália), vice em Karlovy Vary (República Tcheca) e bronze em Yokohama (Japão) e na Riviera Francesa.

“Vejo que o respeito dos outros atletas mudou um pouco depois da minha primeira vitória. Tento sempre manter os pés no chão, mas também ganhei mais confiança e espero poder usá-la a meu favor”, analisou o brasileiro, que se preparou em Barcelona (Espanha), com o suporte da CBTri, antes de seguir para a Austrália.

O Brasil está representado no Triathlon olímpico em Wollongong por outros sete atletas: Djenyfer Arnold, na categoria Elite feminino; Maria Clara Abreu, Gabriela Penteado e Arthur Morer, no Júnior; e Giovanna Lacerda, Julia Visgueiro e Vinicius Sant’Ana, que abriram a participação no Sub-23. Julia foi a única a completar a prova, terminando em 34º lugar.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *