Encerrado o prazo de obtenção de índices para o Mundial de atletismo

Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão – dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil

Foto: Osvaldo F/Contrapé
Foto: Osvaldo F/Contrapé

A janela de entrada para o 20º Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em Tóquio, Japão, fechou neste domingo (24/8) – 2.000 atletas de 200 países disputarão 147 medalhas em 49 eventos durante nove dias (13 a 21 de setembro). O sistema de qualificação, baseado numa combinação de padrões de entrada – índices e Ranking Mundial – terminou. O último Road To Tokyo, atualizado com os resultados dos atletas do mundo todo no fim de semana, será divulgado na quarta-feira (27/8). 

O Grande Prêmio Brasil de Atletismo 2025, disputado neste domingo (24/8), em Bragança Paulista (SP), terminou sem novos índices, mas valeu pontos no Road to Tokyo e foi uma excelente oportunidade de preparação para os brasileiros que irão ao Mundial. Fechou com algumas boas exibições, como a de Erik Cardoso, nos 100 metros rasos, e Luiz Maurício da Silva, no lançamento do dardo. 

Recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros com a marca de 9.93, Erik Cardoso (Sesi-SP) voltou a correr abaixo dos 10 segundos no GP Brasil. O vento forte (acima do permitido de 2.1 m/s) não validou o tempo de 9.88 (3.4m/s) como recorde. Mas Erik, de 25 anos, mpstrpu que segue em boa forma para o Japão. “Estou muito feliz pelas corridas que venho fazendo. Estou preparado para o Mundial”, afirmou Erik, treinado por Darci Ferreira, e que viaja com o primeiro grupo do Atletismo Brasil, no dia 3 de setembro.

A estrutura e as instalações do Mundial começam a funcionar no dia 9 de setembro, mas os brasileiros vão um pouco antes pela aclimatação. As séries de qualificação dos 100 m serão realizadas no dia 13 de setembro e as semifinais e final no dia 14, logo no início da competição.

Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), que melhorou seu recorde brasileiro e sul-americano no lançamento do dardo no início do mês, no Troféu Brasil – entrou no seleto grupo dos 90 metros, com a marca de 91,00 m, a segunda melhor do mundo em 2025 –, venceu em Bragança com 84,07 m. O mineiro Luiz Maurício, de 25 anos, que treina com Fernando Barbosa de Oliveira, viaja nesta segunda-feira (25/8) para Singapura, para aclimatação, e embarca para Tóquio em 10 de setembro. A qualificação do lançamento do dardo será no dia 17 e a final no dia 18. 

O campeão mundial Alison dos Santos (Eugene-2022) não está inscrito na etapa de Zurique, Suíça, da Diamond League. Vai direto dos Estados Unidos, onde mora e treina, para fazer a aclimatação no Japão, a partir do dia 2 de setembro. Corre os 400 m com barreiras no Mundial – as eliminatórias serão no dia 15, as semifinais em 17 e as finais em 19 de setembro. Piu, duas vezes medalhista olímpico na prova (Tóquio-2021 e Paris-2024), fez na Diamond League sua melhor marca pessoal na temporada (46.65). 

O medalhista olímpico Caio Bonfim – prata nos 20 km nos Jogos de Paris-2024 – está fazendo sua preparação final, acompanhado da treinadora e mãe Gianetti Bonfim, em Sierra Nevada, na Espanha. Caio tem índice para a disputa dos 35 km, prova que será realizada no primeiro dia do Mundial (13/9), e também para os 20 km marcha atlética, no penúltimo dia de competições (20/9). Caberá a Caio decidir, mas ainda não deixou claro se terá tempo de recuperação em sete dias para fazer as duas provas.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *