Atletas brasileiros esperam a confirmação de posições nas quotas do Ranking Mundial que será atualizado na quarta-feira (27/8), enquanto os que já estão garantidos na competição mais importante do ano se preparam para a viagem ao Japão – dia 3 de setembro viaja o 1º grupo do Brasil
A janela de entrada para o 20º Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em Tóquio, Japão, fechou neste domingo (24/8) – 2.000 atletas de 200 países disputarão 147 medalhas em 49 eventos durante nove dias (13 a 21 de setembro). O sistema de qualificação, baseado numa combinação de padrões de entrada – índices e Ranking Mundial – terminou. O último Road To Tokyo, atualizado com os resultados dos atletas do mundo todo no fim de semana, será divulgado na quarta-feira (27/8).
O Grande Prêmio Brasil de Atletismo 2025, disputado neste domingo (24/8), em Bragança Paulista (SP), terminou sem novos índices, mas valeu pontos no Road to Tokyo e foi uma excelente oportunidade de preparação para os brasileiros que irão ao Mundial. Fechou com algumas boas exibições, como a de Erik Cardoso, nos 100 metros rasos, e Luiz Maurício da Silva, no lançamento do dardo.
Recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros com a marca de 9.93, Erik Cardoso (Sesi-SP) voltou a correr abaixo dos 10 segundos no GP Brasil. O vento forte (acima do permitido de 2.1 m/s) não validou o tempo de 9.88 (3.4m/s) como recorde. Mas Erik, de 25 anos, mpstrpu que segue em boa forma para o Japão. “Estou muito feliz pelas corridas que venho fazendo. Estou preparado para o Mundial”, afirmou Erik, treinado por Darci Ferreira, e que viaja com o primeiro grupo do Atletismo Brasil, no dia 3 de setembro.
A estrutura e as instalações do Mundial começam a funcionar no dia 9 de setembro, mas os brasileiros vão um pouco antes pela aclimatação. As séries de qualificação dos 100 m serão realizadas no dia 13 de setembro e as semifinais e final no dia 14, logo no início da competição.
Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), que melhorou seu recorde brasileiro e sul-americano no lançamento do dardo no início do mês, no Troféu Brasil – entrou no seleto grupo dos 90 metros, com a marca de 91,00 m, a segunda melhor do mundo em 2025 –, venceu em Bragança com 84,07 m. O mineiro Luiz Maurício, de 25 anos, que treina com Fernando Barbosa de Oliveira, viaja nesta segunda-feira (25/8) para Singapura, para aclimatação, e embarca para Tóquio em 10 de setembro. A qualificação do lançamento do dardo será no dia 17 e a final no dia 18.
O campeão mundial Alison dos Santos (Eugene-2022) não está inscrito na etapa de Zurique, Suíça, da Diamond League. Vai direto dos Estados Unidos, onde mora e treina, para fazer a aclimatação no Japão, a partir do dia 2 de setembro. Corre os 400 m com barreiras no Mundial – as eliminatórias serão no dia 15, as semifinais em 17 e as finais em 19 de setembro. Piu, duas vezes medalhista olímpico na prova (Tóquio-2021 e Paris-2024), fez na Diamond League sua melhor marca pessoal na temporada (46.65).
O medalhista olímpico Caio Bonfim – prata nos 20 km nos Jogos de Paris-2024 – está fazendo sua preparação final, acompanhado da treinadora e mãe Gianetti Bonfim, em Sierra Nevada, na Espanha. Caio tem índice para a disputa dos 35 km, prova que será realizada no primeiro dia do Mundial (13/9), e também para os 20 km marcha atlética, no penúltimo dia de competições (20/9). Caberá a Caio decidir, mas ainda não deixou claro se terá tempo de recuperação em sete dias para fazer as duas provas.
