Evento terá natação, atletismo e levantamento de pesos
Os Enhanced Games, iniciativa esportiva de estilo olímpico, que realizará um evento no próximo ano sem testes antidoping, contratou a nadadora campeã mundial estadunidense Megan Romano como sua primeira atleta feminina e dos Estados Unidos.
O evento estreará em maio em Las Vegas, com competições de natação, atletismo e levantamento de pesos, em um evento que permitirá aos atletas usarem intensificadores de desempenho.
Romano considera a competição no evento “uma oportunidade de desafiar os limites do desempenho humano em um ambiente transparente e com respaldo científico, e de competir em um palco onde as atletas femininas são valorizadas e recompensadas de forma justa… equitativa. Acredito que este seja o futuro do esporte”.
Os Enhanced Games oferecerão um prêmio de US$ 500.000 para cada evento, com bônus de US$ 1 milhão para quem quebrar um recorde mundial nos 100 metros rasos (atletismo) e nos 50 metros livres (natação).
Essas marcas não seriam consideradas “oficiais”, pois os recordes mundiais precisam ser ratificados por federações internacionais, que exigem que os recordistas sejam aprovados em testes de doping.
O Comitê Olímpico Internacional condenou o conceito dos Enhanced Games, afirmando: “Se você quiser destruir qualquer conceito de jogo limpo e competição justa no esporte, esta seria uma boa maneira de fazê-lo”.
Mas os jogos ganharam impulso e arrecadaram recursos na casa dos “dois dígitos de milhões”, de acordo com o fundador Aron D’Souza.
Quatro nadadores, incluindo o medalhista olímpico australiano James Magnussen, se comprometeram com os jogos.
Romano, um nadador de destaque na Geórgia na faculdade, liderou a equipe americana de revezamento 4x100m livre na conquista da medalha de ouro no campeonato mundial em 2013.
