A neerlandesa Marianne Vos venceu a prova nos metros finais
A brasileira Tota Magalhães estreou no Tour de France Femmes e teve o desempenho afetado por problemas da Movistar, equipe da brasileira. Ao final do trecho circular de Vannes à Plumelec de 78.8 km, Ana Vitória foi a 148ª colocada com tempo final de 02h 01′ 23”, 08m20s acima da campeã neerlandesa Marianne Vos (Visma).
Os primeiros passos de Ana Vitória no Tour de Femmes, versão feminina da classica volta francesa, foram prejudicados por problemas com as principais ciclistas da Movistar. A capitã suíça Marlen Reusser passou mal e abandonou a prova ainda nos primeiros quilômetros, além disso a alemã Liane Lippert sofreu queda e Tota, gregária do time espanhol, precisou trabalhar para a companheira de equipe reconquistasse posições. A brasileira foi para atrás dos pelotões e terminou a volta fora do top-140.
A brasileira não é favorita para vitórias no Tour, o ciclismo de estrada funciona de forma que o time de 7 atletas trabalhe para uma ou duas principais, assim Tota deverá ter um Tour sem grandes campanhas, mas com compromissos junto a Movistar.
O triunfo no primeiro estágio foi de Marianne Vos, a neerlandesa ultrapassou a francesa e companheira de Visma, Pauline Ferrand-Prevot (3ª geral), que havia atacado monentos antes, e deixou a mauriciana Kim Le Court Pienaar (Soudal) em segundo lugar. Na classificação do Tour, Vos soma 01h 52′ 53”, recebe a camisa amarela para a segunda etapa da volta e abre 4s de Le Court e 6s de Prevot.
Marianne Vos tbm lidera a disputa por pontos (camisa verde) com 39 pontos, sendo seguida por Pienaar com 33. Entre as escaladoras, a suíça Elise Chabbey (FJD-Suez) somou 3 pontos no primeiro estágio do Tour e lidera sobre a neerlandesa Maud Rijnbeek (Volkerwessels) com 2.
