Centro de Treinamento recebeu a etapa da Copa do Mundo de Escalada em 2025
O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, localizado em Curitiba, será a casa da equipe brasileira de escalada esportiva pelos próximos quatro anos. A parceria, assinada no início do mês entre a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada) e a Prefeitura de Curitiba, prevê a vigência do acordo até o fim do ciclo olímpico de Los Angeles 2028.
Iniciada em 2021, a parceria de sucesso já tem colhido frutos e tem como marcos a realização da Copa Sul-Americana e da etapa da Copa do Mundo de Escalada em 2025, eventos que colocaram a capital paranaense em destaque no cenário internacional da modalidade.
O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada abriga ainda o projeto Revelar Talentos, lançado pelo Ministério do Esporte em abril de 2024, com o objetivo de identificar jovens atletas promissores e apoiar seu desenvolvimento desde o início até o ápice da carreira esportiva.
Mais tempo de treino
O CT agora passa a operar durante a semana até às 21h, além da abertura para treinos aos finais de semana e feriados. O horário estendido era uma demanda dos atletas da seleção e filiados, que têm acesso a treinos no CT por meio de agendamento on-line. A ampliação da oferta de horários beneficia não só os atletas de Curitiba, como os atletas de fora da capital paranaense, que agora podem programar viagens de final de semana para treinar em uma estrutura sem igual no país.
Espaço exclusivo para os pequenos
No novo acordo com a prefeitura está a construção de mais uma parede de escalada, dessa vez voltada para crianças de até 7 anos. A execução da obra ficará sob a responsabilidade da CBEscalada e a gestão do espaço e das aulas será feira pela SMELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude). O objetivo é introduzir as crianças ainda mais cedo na modalidade, de forma mais lúdica e divertida. Mais acesso e inclusão:
A parceria também prevê a realização de festivais e torneios de Escalada Esportiva com participação garantida dos alunos do projeto Esporte + Escola = 10 (EE10). A iniciativa visa não só criar momentos de interação e oportunidades de vivências competitivas exclusivas para os alunos do Centro de Treinamento, como também garantir acesso destes aos principais eventos organizados pela CBEscalada, como Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil.
Além das novidades, as aulas de iniciação ao esporte, dentro do projeto EE10, seguem sendo realizadas no CT com responsabilidade técnica da CBEscalada, na figura da professora Monique Gonçalves, aulas que já atendem mais de 70 crianças e adolescentes. A CBEscalada também mantém a capacitação dos profissionais da prefeitura, possibilitando o aumento da oferta da modalidade na capital paranaense.
