Brasileiros também participam de competição no Uzbequistão
Bom resultado para a esgrima brasileira na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Florete em Lima no Peru. No primeiro dia da competição, o Brasil conseguiu uma medalha de prata. Valentina Basso foi ao pódio na categoria cadete, após chegar até a final feminina desta quinta-feira (13).
Valentina Basso teve uma boa campanha na pule, ganhando cinco de seis jogos. Ela passou direto para as oitavas de final, onde teve uma atuação dominante contra a chilena Victoria Caballero e venceu por 15 a 1. Nas quartas, um duelo brasileiro contra Eduarda Nascimento. Valentina venceu por 15 a 9 e garantiu uma medalha para o Brasil em Lima.
Valentina Basso manteve a boa sequência com uma vitória na semifinal. Ela derrotou a filipina Sloane Paulus por 15 a 6. Dessa forma, a brasileira chegou na final contra a australiana Rianne Leung. Em um duelo acirrado, a esgrimista da Austrália venceu por 15 a 12 e deixou a brasileira com a prata.
Além de Valentina Basso, outras três brasileiras competiram nesta quinta-feira na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Florete em Lima. Eduarda Nascimento terminou a competição no sexto lugar, após ser eliminada pela vice-campeã. Ela teve quatro vitórias em cinco jogos na pule e venceu a também brasileira Yuki Wu nas oitavas de final por 15 a 9. Por fim, Giulia Santos venceu três e perdeu duas partidas na pule e parou nas oitavas de final após perder para a peruana Astrid Bravo.
No masculino, o único representante do Brasil foi Antonio Teixeira. Na pule, ele venceu dois jogos, mas teve três derrotas. O brasileiro parou nas oitavas de final, superado pelo mexicano Job Crowder por 15 a 12.
Ana Beatriz Fraga e Vince Liu chegam às oitavas na Copa do Mundo em Tashkent
Os brasileiros Ana Beatriz Fraga e Vince Liu tiveram campanhas semelhantes na disputa do sabre na etapa de Tashkent da Copa do Mundo cadete de esgrima. Ambos avançaram até as oitavas de final na competição realizada na quinta-feira (13), na capital do Uzbequistão.
Ana Beatriz Fraga jogou a fase de poules contra seis adversárias e derrotou metade delas. Venceu as uzbeques Umida Rustamova e Aydana Daryabaeva, além da russa Arina Starova, e passou para a fase eliminatória com a 11ª melhor campanha.
Com isso, começou o mata-mata pela segunda rodada onde superou mais uma uzbeque, Sevara Ganieva, com um apertado 15 a 14. A seguir, pegou a polonesa Salima Ruzieva e caiu por 15 a 12.
Ana Beatriz Fraga fechou a competição no 13º lugar da classificação geral. A húngara Brigitta Racz foi a campeã vencendo a russa Stanislava Iankina na final. Os dois bronzes também foram para a Rússia, com Anastasiia Isakova e Iulia Li.
Campanha similar – Vince Liu também jogou a fase de poules contra seis adversários, mas venceu dois deles. O uzbeque Abduvakhap Amanbaev e o russo Saveliy Moshkov. Com isso, avançou para a chave eliminatória com a 27ª melhor campanha.
Lá, venceu na primeira rodada o russo Georgii Ionin por 15 a 10 e, a seguir, surpreendeu por 15 a 10 o uzbeque Shariyar Jienbaev, que saiu das poules com o sexto melhor desempenho. Nas oitavas de final, encarou outro representante da Rússia, Matvei Biriukov, e perdeu por 15 a 6.
Vince Liu terminou em 15ª a disputa cadete no sabre da etapa de Tashkent da Copa do Mundo de esgrima. Matvei chegou até a semifinal e ficou com o bronze, ao lado do compatriota Gleb Iuzhakov. O campeão foi o cazaque Aibar Kaiym e a medalha de prata ficou com o húngaro Bendeguz Fodor.











