Espanha e Países Baixos conquistam o título da Copa do Mundo de basquete 3×3 2025

A disputa na Mongólia teve o título conquistado pelas neerlandesas sobre as anfitriãs, no feminino, enquanto na disputa masculina os espanhóis levaram a melhor sobre os suíços.

Jogadores de Espanha e Países Baixos posam juntos com as medalhas e troféus da Copa do Mundo.
Foto: Reprodução Fiba 3x3

Neste domingo (29), chegou ao fim a Copa do Mundo de basquete 3×3 disputado em Ulaanbaatar, na Mongólia. A competição terminou com a Espanha no lugar mais alto do pódio do torneio masculino, enquanto os Países Baixos foram os campeões da disputa entre as mulheres. O Brasil esteve presente somente na competição feminina e acabou eliminado ainda na fase de grupos.

Com um evento que reuniu cerca de 50.000 espectadores durante a semana na Mongólia, a Copa do Mundo de basquete 3×3 teve suas atividades encerradas com com duas finais fantásticas, que incluiu a presença inesperada da equipe anfitriã na decisão.

Após bater os Estados Unidos e em seguida superar a Polônia, na prorrogação, a Mongólia fez história e chegou à decisão feminina para encarar o favoritismo dos Países Baixos. A seleção medalhista de prata em Paris-2024 fez uma forte marcação e impediu que o time da casa pudesse equilibrar o jogo, vencendo o confronto por 15-9 e garantiu o lugar mais alto do pódio desta vez.

A disputa masculina terminou com o confronto entre Espanha e Suíça, onde os espanhóis foram melhores desde o início, enquanto os suíços encontravam dificuldades. A Espanha teve uma vantagem de cinco pontos (10-5) com três minutos de jogo, e não viu a Suíça esboçar uma reação. Iván Aurrecoechea garantiu a vitória espanhola por 21 a 17 com uma linda enterrada, e o primeiro título do país na Copa do Mundo de basquete 3×3.

O maior pontuador da final masculina foi o espanhol Diego de Blas, que anotou incríveis 12 pontos na decisão. A organização escolheu Guim Expósito, também da Espanha, como o MVP da competição entre os homens. Noortje Driessen, dos Países Baixos, anotou 6 pontos e foi a cestinha da decisão entre as mulheres, sendo escolhida com a MVP da disputa feminina.

O Brasil, que disputou a competição apenas com a equipe feminina, estava no Grupo D juntamente com Espanha, Alemanha, Mongólia e Ucrânia. Nossa seleção acabou ficando na quarta colocação, a frente somente das ucranianas em seu grupo, única equipe que as brasileiras venceram. No geral, o Brasil encerrou a sua participação na 14ª colocação.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *