Chenal foi bronze em Turim 2006
A Federação Francesa de Esqui suspendeu provisoriamente Joël Chenal, medalhista de prata olímpico e ex-técnico da seleção francesa de esqui alpino, em meio a acusações de assédio sexual contra menores.
A decisão da federação ocorreu após o jornal francês Le Monde ter conversado com 12 mulheres sobre supostos incidentes ocorridos entre 2005 e 2021, quando elas eram menores de idade.
Chenal, medalhista de prata no slalom gigante nas em Turim 2006, foi um dos técnicos da seleção francesa de 2013 a 2017.
“Após a publicação hoje de um novo artigo de imprensa com novas informações, incluindo a identidade de testemunhas, e após os depoimentos iniciais coletados por seu comitê de ética, o presidente da federação decidiu abrir um processo disciplinar com a suspensão provisória imediata de Joel Chenal”, afirmou a federação em um comunicado.
O Le Monde informou que Chenal é alvo de uma denúncia por agressão sexual. A federação informou que se juntará ao processo judicial.
“Isso demonstra seu compromisso em apoiar as vítimas, cooperar plenamente com as autoridades judiciais e esclarecer esses eventos inaceitáveis”, afirmou a federação.
O Le Monde já havia informado anteriormente que Chenal nega as acusações.
