Final da modalidade dificuldade promete fortes emoções em Curitiba
O Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru, receberá nos dias 16 e 17 de agosto a etapa final do Campeonato Brasileiro de Escalada 2025 na modalidade dificuldade. Esta etapa marca o encerramento da edição de 2025, que já contou com o evento Juvenil em julho e as disputas de Boulder, Velocidade e Paraescalada realizadas no último fim de semana.
Considerada uma das etapas mais importantes da temporada, a disputa na modalidade dificuldade soma pontos para o Ranking Brasileiro de Escalada, base para a convocação da Seleção Brasileira. A expectativa é de uma disputa acirrada e grandes emoções, reunindo atletas de todo o país.
Estarão presentes em Curitiba os principais nomes da escalada esportiva nacional, entre eles os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial de Escalada, em Seul, Coreia do Sul, em setembro, André Macedo (SP), recém-campeão brasileiro de Boulder 2025, Felipe Ho (SP) e Anja Köhler (SC), integrantes da Seleção Brasileira.
A etapa também contará com grandes nomes da escalada nacional, como o paranaense Luís Guilherme Ziolkowski, atual Campeão Brasileiro Sub-19 de Guiada Juvenil. Além dele, estarão presentes outros membros da Seleção Brasileira, como o mineiro Davi Peres e a paranaense Mariana Hanggi, que conquistou o terceiro lugar na etapa de Boulder do Campeonato Brasileiro realizada no último fim de semana, também no Parque Olímpico do Cajuru.
A competição seguirá rigorosamente as diretrizes da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), adotando o formato das qualificatórias do Campeonato Mundial. O objetivo é preparar os principais atletas brasileiros para os desafios das competições internacionais.
