Fernando Romboli avança no Masters 1000 de Toronto com vitória em três sets

Brasileiro sobe para a 44ª colocação do ranking mundial e enfrenta argentinos

Foto: Luiz Cândido/CBT
Foto: Luiz Cândido/CBT

O carioca Fernando Romboli e o australiano John-Patrick Smith avançaram para as quartas de final do Masters 1000 de Toronto, no Canadá, ao vencerem os cabeças 3 Harri Heliovaara (FIN) e Henry Patten (GBR) por 6/4 6/7 10-7 em 1h42m, neste domingo (3). Fernando e John entraram como alternados no torneio e enfrentam Gonzalez/Molteni na próxima fase.

A temporada de Fernando Romboli está sendo a mais forte da carreira do brasileiro, o carioca sobe no ranking mundial de duplas com o triunfo e será ao menos o 44ª na próxima atualização. O melhor posto foi de 48º, em julho deste ano. Esta não foi a primeira vez em que Romboli avançou em Masters como alternado – forma de entrada em torneios obtida após desistência de rivais inscritos, nesta temporada.

No 1000 de Indian Wells, nos EUA, o brasileiro e o australiano conseguiram vaga de última hora e só foram eliminados na semifinal. Juntos, os tenistas conquistaram o 250 de Houston, nos EUA, e foi à final do Challenger de Nottingham 2, no Reino Unido. Com Andres Molteni, rival da próxima rodada, de parceiro, Fernando parou na final do 500 de Hamburgo, na Alemanha.

A partida começou com Romboli e John-Patrick empatando em 3/3 com Heliovaara e Patten. Os europeus salvaram duplo ponto de quebra e o jogo foi à 4/3 para Harri e Henry, que buscaram o saque dos brasileiros em seguida, mas igualmente falharam e o jogo ficou em 4/4. O brasileiro e australiano venceram os três games finais e fecharam o set em 6/4 e 1×0.

No segundo set, as duplas jogaram games curtos e sem chances de quebra de saques, assim a parcial foi à 3/3, 4/4 e 6/6. Com o jogo em iguais e sem possibilidade de mais games, as parcerias definiram a vitória no período no tie-break até sete pontos. John e Fernando perderam dois pontos do jogo e, mesmo salvando duas oportunidades dos rivais, Henry e Harri anotaram 11-9 para fechar o set em 7/6 e 1×1.

Em seguida mais um tie-break foi jogado, este decisivo para definir a equipe classificada às quartas de final após empate nos sets anteriores. Sem deixar a peteca cair desta vez, Romboli e Smith marcaram 9-7 e concluíram o jogo em 10-9 e 2 a 1, avançando na cidade canadense.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *