Filipino disputou os Jogos Olímpicos de 2024
A Agência Internacional de Testes (ITA), que administra o programa antidoping independente em nome da Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF), anunciou a suspensão do atleta filipino John Febuar Ceniza após três falhas no envio de informações sobre sua localização em um período de 12 meses.
De acordo com a ITA, Ceniza foi considerado culpado esta semana por violar as regras antidoping, conforme o Artigo 2.4 do Regulamento Antidoping da IWF, relacionado a testes perdidos e falhas no envio de informações. A sanção foi imposta pela ITA em nome da IWF, de acordo com o Artigo 8.3.3 do Regulamento Antidoping da IWF e a disposição equivalente do Código Mundial Antidoping.
O atleta de 27 anos conquistou a medalha de prata na categoria até 55 kg nos Jogos do Sudeste Asiático de 2019. Na Copa do Mundo de Halterofilismo de 2020, em Roma, ele ganhou a medalha de bronze na categoria até 61 kg.
O atleta natural de Cebu acumulou pontos suficientes para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele não conseguiu levantar o peso necessário na prova de arranque, na categoria masculina de 61 kg. Ele fez três tentativas com 125 kg. Na época, ele ainda se recuperava de uma lesão no ombro.
O período de inelegibilidade de Ceniza vai de 17 de outubro de 2025 a 16 de outubro de 2027. Além disso, todos os resultados competitivos obtidos pelo atleta a partir de 1º de janeiro de 2025, data da decisão sobre a revogação da regra antidoping (ADRV), até o início de sua suspensão, estão desqualificados, incluindo a perda de medalhas, pontos no ranking e prêmios em dinheiro.
A ITA confirmou que a decisão pode ser contestada junto à Divisão de Apelações do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) pelas partes que tiverem direito a fazê-lo, em conformidade com o Artigo 13.2.3 do Regulamento de Resolução Alternativa de Disputas da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF ADR).











