Fim de semana na esgrima teve Marcus Pinto perto da semifinal na Copa do Mundo de Dormagen e disputa por equipes em outras etapas

Marcus esteve próximo da disputa por medalha; tivemos ainda participação brasileira por equipes em outras etapas

Foto: Reprodução CBE
Foto: Reprodução CBE

A participação brasileira na Etapa de Dormagen da Copa do Mundo Cadete de sabre masculino chegou ao fim nesta segunda-feira (15) com Marcus Pinto e José Santos em ação. Líder do ranking nacional juvenil e cadete, Marcus ficou a um toque da semifinal ao ser eliminado nas quartas de final, encerrando a competição em 8º. Já José Santos caiu mais cedo, despedindo-se no quadro de 64, na 48º posição.

Em um confronto decidido nos detalhes, Marcus Pinto se despediu da competição nas quartas de final ao ser superado pelo alemão Justin Liu por 15 a 14. A luta foi marcada pelo equilíbrio, com alternância constante no placar e disputa ponto a ponto até o toque decisivo do atleta da casa. Antes disso, o brasileiro havia avançado nas eliminatórias ao vencer o alemão Severin Spielberg por 15 a 12, nas oitavas de final, e o australiano Zibo Xia por 15 a 11. Na fase de poules, Marcus registrou a 15ª melhor campanha, com quatro vitórias.

Já José Santos avançou para a fase eliminatória após somar uma vitória e quatro derrotas nas poules, classificando-se para a próxima rodada com a 47ª melhor campanha. No mata-mata, o brasileiro enfrentou o australiano Zibo Xia e acabou eliminado por apenas um toque, com derrota por 15 a 14, encerrando sua participação na competição.

Competição por Equipes

O Brasil também esteve em ação neste domingo (14) em duas etapas da Copa do Mundo Juvenil de esgrima, com representantes no sabre feminino e masculino, em competições realizadas na Europa. Em ambas, as equipes brasileiras acabaram eliminadas na primeira rodada do quadro eliminatório e encerraram suas participações na 17ª colocação.

Na Etapa de Budapeste, válida pela Copa do Mundo Juvenil de sabre feminino por equipes, o Brasil foi representado por Camila Vieira, Carolina Szasz e Stella Santos. As brasileiras enfrentaram a Grã-Bretanha logo na estreia do mata-mata e foram derrotadas por 45 a 29. Apesar do resultado, Stella Santos foi o destaque da equipe, anotando 14 dos 29 pontos do Brasil no confronto. No pódio da competição, a Itália conquistou a medalha de ouro, a Alemanha ficou com a prata e o Uzbequistão levou o bronze.

Já na Etapa de Dormagen, pela Copa do Mundo Juvenil de sabre masculino por equipes, o Brasil contou com Marcus Pinto, Vince Pastore Liu e Arthur Wolff. A equipe brasileira também caiu na primeira rodada eliminatória, ao ser superada pela Bulgária por 45 a 41, em duelo mais equilibrado. Marcus Pinto foi o maior pontuador do time, com 18 pontos. Assim como no feminino, o Brasil terminou a competição na 17ª posição.

Na disputa masculina, a Itália ficou com a medalha de ouro, a Turquia levou a prata e os Estados Unidos completaram o pódio com o bronze.

*com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *