Final da temporada 2025 do SailGP em Abu Dhabi tem Brazil SailGP Team conquistando 2º Lugar na Impact League

Etapa acontece em 29 e 30 de novembro na capital dos Emirados Árabes Unidos; as 12 equipes se preparam para disputar o título dentro d’água nas últimas e decisivas corridas do encerramento da temporada

Foto: Felix Diemer for SailGP
Foto: Felix Diemer for SailGP

A temporada 2025 da SailGP chega ao seu final nos dias 29 e 30 de novembro com o Mubadala Abu Dhabi Sail Grand Prix 2025 Season Grand Final, apresentado pelo Abu Dhabi Sports Council. No Golfo Árabe, a ação será de tirar o fôlego, com 12 equipes competindo para descobrir qual será coroada a grande campeã da temporada 2025 do SailGP.

Reunindo duas competições paralelas ao longo do ano – 1) a disputa esportiva e principal, que acontece dentro d’água, com os catamarãs modelo F50 mais velozes do planeta, e 2) a Impact League, uma “segunda competição” disputada por todas as equipes, que premia ações de impacto em territórios como sustentabilidade, inclusão e governança -, o SailGP anunciou nesta quarta-feira (26) o placar final desta última, que é uma verdadeira corrida pelo planeta, revelando o Mubadala Brazil SailGP Team em um histórico 2º lugar geral na sua temporada de estreia. Após vencer a quarta e última etapa das ações de impacto com o projeto de inclusão feminina no esporte de alta performance, batizado de Driving Change, a conquista posiciona o time brasileiro e único representante do Sul Global no pódio e adiciona um marco significativo à sua jornada de impacto.

O Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pela primeira mulher capitã da liga, Martine Grael, encerra sua primeira temporada com resultados surpreendentes, marcado por uma evolução visível à bordo do F50. Para uma equipe estreante, o Brasil garantiu ótimos momentos de alto desempenho, com destaque especial para as conquistas do primeiro lugar em duas corridas dentro d’água ao longo da temporada 2025, feito raro e notável para novas equipes na liga internacional cujos barcos voam sobre as águas em velocidades que atingem até 100km/h.

Dinâmica e pontuação da última etapa
 

Para quem acompanha o esporte, a estrutura de pontuação do SailGP é única e cheia de emoção. Em uma etapa regular, a pontuação das regatas define os três primeiros colocados, que avançam para uma regata final – e quem vence essa última regata leva o título da etapa. 

Em Abu Dhabi, contudo, a dinâmica será diferente, pois a grande final é o palco de duas decisões: 1) o time vencedor da Etapa de Abu Dhabi, que será definido pela soma dos pontos obtidos nas regatas do fim de semana – que vão acontecer nos dias 29 e 30/11 -, sem a regata final com o Top 3, e 2) o campeão da temporada 2025. 

Desta forma, o resultado da etapa de Abu Dhabi (que, assim como as anteriores, vale pontos para a temporada geral) vai definir a tabela final. As três equipes com a maior pontuação acumulada na temporada 2025 avançam para uma última regata do Rolex SailGP Championship 2025. Quem cruzar a linha de chegada em primeiro nesta regata final é coroado campeão da temporada e leva o prêmio de US$2 milhões.
 

Entretenimento + Esporte 

Considerando os pontos da temporada, embora o Brasil não esteja na disputa direta pela regata final do campeonato (que premia apenas os três primeiros do ranking anual), a emoção do título se concentra nos atuais líderes. Com o título em aberto, a Emirates Great Britain tenta manter sua posição no topo, enquanto os rivais como Nova Zelândia, Austrália e Espanha entram na batalha final para garantir uma das três vagas no duelo decisivo. 

Além da ação dentro d’água, a Mubadala Abu Dhabi Sail Grand Prix 2025 Season Grand Final fará jus à união de esporte e entretenimento e, além da adrenalina das corridas, contará ainda com apresentações musicais de peso. No sábado (29), após o fim das corridas, o britânico Olly Murs – cantor, compositor, apresentador e sensação pop – fará um show ao vivo no SailGP Race Stadium. Já no domingo (30), o DJ Mark Wright assumirá as pickups para a festa final da temporada, garantindo uma energia de alta voltagem para o Grand Final. 

As corridas acontecem das 14:00 às 15:30 no horário local – sendo entre 7h e 8h30 no horário de Brasília -, e poderão ser assistidas nos canais Band Sports, ao vivo, e Sportv.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *