Jogos começam a partir das 14h com a final de simples,
e a seguir a final de duplas
Jogos começam a partir das 14h com a final de simples,
e a seguir a final de duplas

O título de simples do ENGIE Open presented by MundoTênis Tours será decidido neste domingo (26), a partir das 14h, entre a francesa Carole Monnet, número 205 do mundo, e a austríaca Julia Grabher, 109ª do ranking da WTA, no Super 9 Tennis Park, no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional. O evento distribui US$ 115 mil em premiação e dá 125 pontos para as campeãs.
As duas tenistas já se enfrentaram quatro vezes no circuito, com vitórias da austríaca em todos os confrontos anteriores.
Monnet joga sua primeira final de WTA, enquanto Grabher já conquistou um torneio deste nível em 2022. Além da disputa de simples, a francesa também está na final de duplas, ao lado da burundinesa Sada Nahimana.
Nas semifinais, realizadas neste sábado (25), Monnet surpreendeu a austríaca Sinja Kraus, cabeça 7, de virada, por 2/6 7/5 6/4. Já Grabher, quinta favorita, venceu um duelo equilibrado contra a ucraniana Oleksandra Oliynykova, cabeça 8, por 3/6 7/6(4) 7/6(1).
“É minha primeira final de WTA em simples e aqui em Florianópolis. É uma experiência incrível, estive aqui há dois anos e realmente amei as pessoas, o lugar, o Brasil. Disse ao meu técnico que queria fazer um grande resultado aqui e agora estou vivendo o melhor momento da minha carreira. Estou muito feliz”, afirmou Monnet.
“Tenho uma equipe francesa que me apoia muito, e aqui no Brasil também sinto o carinho das pessoas. É algo que levo no coração. O público entende de tênis, vibra e me incentiva. Fico muito grata por isso”, completou.
A francesa ainda comentou sobre o gesto de entregar cartões autografados para as crianças que a acompanham: “Gosto de dar presentes. Criei um cartão com meu nome para que meninos e meninas possam colocar na parede e sonhar. Comecei tarde no tênis e não parecia ter chance de ser profissional, mas trabalhei muito e consegui. Quero mostrar às crianças que é possível, se você acredita em si mesmo, pode lutar pelos seus sonhos.”
Por sua vez, Julia Grabher celebrou o retorno ao top 100 e a vaga na final:
“Estou muito feliz por dois motivos: pela vaga na final e por voltar ao top 100. Era meu objetivo nas últimas semanas e meses. Foi uma partida muito dura, minha adversária jogou muito bem, precisei lutar até o fim e consegui vencer, o que é o mais importante.”
“Já jogamos algumas vezes, mas quando se chega à final é porque ambas estão jogando em alto nível. Espero uma partida muito difícil e preciso estar no meu melhor amanhã”, completou a austríaca.
Após a final de simples, será disputada a final de duplas entre Monnet e a burundinesa Sada Nahimana e a espanhola Irene Burillo e a georgiana Ekaterine Gorgodze, que venceram as brasileiras Laura Pigossi e Ingrid Martins na semifinal.
