Problemas de estrutura impediam a disputa simultânea por homens e mulheres do troféu
O 75º aniversário do Troféu 4 Montanhas em 2026/27 promete ser uma edição verdadeiramente histórica, já que o ponto alto do calendário da Copa do Mundo de Salto de Esqui incluirá, pela primeira vez, uma competição feminina completa.
Até o momento, as mulheres competiram no Circuito de Duas Noites nas cidades alemãs de Garmisch-Partenkirchen e Oberstdorf, mas não participaram das etapas austríacas do Torneio dos Quatro Trampolins.
Isso se devia à falta de infraestrutura necessária para a realização de competições noturnas em Innsbruck, essencial para um calendário que acomodasse ambos os gêneros.
No último domingo, o Estado do Tirol, o Governo Austríaco, a cidade de Innsbruck e a Ski Austria chegaram a um acordo sobre os termos para financiar a construção de refletores na rampa de salto de esqui Bergisel, abrindo caminho para um Torneio dos Quatro Trampolins feminino completo.
“A inclusão da competição feminina no Torneio dos Quatro Trampolins representa um verdadeiro marco na história do salto de esqui e dos esportes de inverno como um todo”, disse o presidente da FIS, Johan Eliasch. “Nos últimos anos, a FIS demonstrou um compromisso inabalável em reduzir a disparidade de gênero nos esportes de neve, dando passos significativos para o avanço do salto de esqui feminino. O progresso é evidente, e o anúncio de hoje é uma poderosa prova desses esforços.”
A perspectiva de uma presença tão esperada no Torneio dos Quatro Trampolins trouxe otimismo para atletas como Katharina Schmid (ALE). “Mesmo não competindo mais, estou muito animada com a chegada do Torneio dos Quatro Trampolins feminino em 2026/27 – é um passo que já deveria ter sido dado há muito tempo”, disse Schmid. “É ótimo que os refletores estejam sendo instalados em Innsbruck – essa é outra peça importante do quebra-cabeça para um torneio feminino em todas as quatro localidades.”











