Domingo teve quatro partidas encerradas no início desta tarde, com os líderes Pinheiros, Flamengo e Minas vencendo, além do triunfo do Caxias
Domingo teve quatro partidas encerradas no início desta tarde, com os líderes Pinheiros, Flamengo e Minas vencendo, além do triunfo do Caxias

O domingo (21) começou movimentado no NBB, a elite do basquete brasileiro. Quatro partida foram realizadas e confirmaram a liderança de Pinheiros, Flamengo e Minas Tênis Clube, com os paulistas levando a melhor no desempate. A manhã ainda teve a boa vitória do Caxias sobre a Unifacisa, de virada, entrando de vez na briga por um lugar na Copa Super 8.
Com uma equipe desfalcada, o Flamengo teve dificuldades mas venceu o Cruzeiro no Ginásio Dona Salomé, em Belo Horizonte. O time rubro-negro precisou tirar uma desvantagem de cinco pontos no quarto final e assegurou a vitória por 93 a 80, mesmo com os desfalques de Alexey, fora em razão de edema ósseo no joelho e do pivô Wesley Castro, que tem um estiramento muscular na coxa.
Wesley Sena e Túlio da Silva foram os melhores da equipe mineira, ambos com 14 pontos e 6 rebotes. Com 28 pontos, Negrete foi o cestinha da partida e liderou mais uma vitória do Flamengo, assegurando a 14ª vitória carioca em 16 jogos, mesmo aproveitamento de Pinheiros e Minas. O Cruzeiro é o 16º colocado, fechando o grupo dos que avançam para os play-offs, com 4 vitórias em 16 partidas.
Jogando no Ginásio Henrique Villaboim, o líder Pinheiros teve um duelo paulista contra o Corinthias e confirmou seu grande momento, anotando mais de cem pontos novamente e fechando de forma dominante em 109-80. Os pinheirenses tiveram mais uma atuação impecável, baseada em um jogo físico, entendimento tático e alto nível de execução defensiva e principalmente ofensiva.
Mesmo diante de um clássico equilibrado nos dois primeiros períodos, que foi ao intervalo em 50-48 pros pinheirenses, elevou o nível de seu jogo após o intervalo para vencer com autoridade e seguir na liderança da competição. O Corinthians, que teve interrompida uma sequência de três vitórias, é o 6º colocado e está garantido na Copa Super 8.

Yan Djalo foi o principal pontuador do jogo, com 21 pontos e cinco rebotes, decisivo para o Pinheiros, assim como David Sloan, que registrou 20 pontos e oito assistências. Pelo Corinthians, Davaunta Thomas e Lucas Cauê foram os cestinhas com 15 pontos
O outro líder do NBB, o Minas Tênis Clube, que atualmente está na terceira colocação pelos critérios de desempate, jogou na Arena UniBH e bateu o Vasco da Gama por 71-59, fazendo a festa da sua torcida. O cruzmaltino chegou a ensaiar uma reação no segundo tempo, mas viu os minastenistas retomarem o controle do jogo e vencer com folga ao final dos períodos.
O maior pontuador da partida foi do Vasco, Serjão anotou 18 pontos e quase marcou um duplo-duplo com 9 rebotes vencidos. Pelos minastenistas, Rodríguez e MacCree com 16 pontos, foram os destaques. Enquanto o Minas tem o mesmo aproveitamento dos líderes, o Vasco segue na última posição da tabela, com apenas duas vitórias em 17 partidas.
Fechando a manhã/tarde de basquete brasileiro, o Caxias venceu a Unifacisa por 89-80, após grande virada no último quarto. Jogando no Sesi, em Caxias do Sul, a equipe da casa começou melhor, mas viu o time paraibano tomar o controle do jogo e passar a frente no terceiro quarto, quando então, os caxienses voltaram a frente do placar e lideraram a partida até o final. O Caxias segue vivo na briga por um lugar entre os 8 que jogam a Copa Super 8.
Com a vitória, o Caxias passa a Unifacisa na classificação, ambas equipes tem o mesmo aproveitamento, com oito vitórias em 16 jogos, no entanto, os caxienses aparecem em 10º lugar nos critérios de desempate. Destaque do jogo ficou para Humberto com 25 pontos e Vezaro, com 24, que comandaram o triunfo do Caxias, tendo Antônio, da Unifacisa, como cestinha da partida com 26 pontos anotados.
