Seis partidas movimentaram a noite do NBB, com destaque para as vitórias dos líderes Pinheiros, Flamengo e Minas, além da reação do Vasco
Seis partidas movimentaram a noite do NBB, com destaque para as vitórias dos líderes Pinheiros, Flamengo e Minas, além da reação do Vasco

A noite desta quinta-feira (18) foi agitada no NBB, a elite do basquete brasileiro. Seis partidas foram realizadas, em diferentes cantos do Brasil, com destaque para as vitórias dos líderes Pinheiros, Flamengo e Minas Tênis Clube, com destaque para os pinheirenses que bateram novo recorde de cestas de três pontos e segue a frente nos critérios de desempate. Vasco, Franca e Unifacisa também triunfaram.
Mais uma noite inesquecível para o Pinheiros nesta quinta-feira. Mesmo jogando fora de casa, a equipe teve uma atuação coletiva dominante, madura e de altíssimo nível técnico, superando o Fortaleza Basquete Cearense por 108 a 61, no Ginásio da Unifor. O time que vem encantando na competição tem mostrado boa leitura de jogo, confiança e sabe explorar os espaços, com uma circulação de bola e tomada de decisão rápida.
Os paulistas mantiveram a liderança da competição, e, de quebra, entraram para a história ao estabelecer o novo recorde de bolas de três convertidas em uma única partida, sendo convertidos 26 arremessos de longa distância, marca inédita na liga, superando o antigo recorde de 23. O Pinheiros arremessou 67 bolas de três, converteu 39% delas e transformou o perímetro em uma arma devastadora desde os primeiros minutos.
O cestinha da partida foi o armador Cauã Pacheco, que anotou 24 pontos, tendo seis bolas de três pontos convertidas. Yan Djalo fez 22, com sete bolas triplas, seguido por Betinho com 18 e seis arremessos certeiros de longa distância. Popovic, com 20 pontos foi o melhor do Fortaleza, que segue na 15ª colocação, enquanto o Pinheiros lidera o NBB nos critérios de desempate contra Minas e Flamengo.
Com um último quarto avassalador, o Flamengo impôs intensidade e construiu uma sequência de pontos incrível, que mudou de vez o rumo do confronto no Maracanãzinho. O triunfo sobre o União Corinthians por 82 a 65, contou com uma virada rubro-negra, que fechou o terceiro quarto atrás do placar, mas com um período de 26-8 assegurou a vitória, a 13ª no NBB, na vice-liderança. O União Corinthians é o 12º colocado. Shaq Johnson foi o principal pontuador do Flamengo, com 18 pontos, enquanto Hollowell anotou 26 e foi o cestinha da partida.

A outra equipe que divide o aproveitamento com os líderes é o Minas Tênis Clube, que também sofreu, mas saiu vitorioso na partida da noite passada na Arena UniBH. Os mineiros encararam o Botafogo e venceram por 95-88. A vantagem minastenista chegou a ser de apenas um ponto na metade do quarto final, quando então o jogo do time da casa deslanchou e a equipe abriu frente no placar, assegurando a terceira colocação da competição. O Botafogo segue na vice lanterna e teve o cestinha da partida, Matheusinho com 22 pontos.
O Vasco da Gama jogou no Ginásio de São Januário, virou o jogo no último segundo da prorrogação e conquistou a sua segunda vitória no NBB, batendo o Caxias por 81-80. Ale foi o destaque ao anotar um duplo-duplo com 17 pontos e 10 assistências, tendo ainda 7 rebotes. Os vascaínos seguem na lanterna da competição, mas ganham novo ânimo na busca por sair da zona do rebaixamento, enquanto o Caxias é o 13º colocado.
O Franca foi ao sul do país e bateu o Pato Basquete, no Paraná, por 93-71, se firmando como o atual quarto colocado do NBB. Destaque para os 20 pontos de Lucas Dias. O Pato é o 16º colocado e fecham o grupo dos que avançam para a próxima fase. Na Paraíba, o Unifacisa fez o dever de casa e bateu o Paulistano por 82-70, tendo Antônio como cestinha da partida com 22 pontos. Unifacisa em 9º e Paulistano em 10º ainda seguem na luta por um lugar na Copa Super 8.
