Fora da Americup Sub-18! Brasil perde e fica em 4º lugar no Sul-Americano Sub-17 de basquete

Brasileiras fizeram uma segunda metade de jogo muito ruim e perderam para o Paraguai, ficando de fora da AmeriCup Sub-18

Foto: FIBA Basketball
Foto: FIBA Basketball

Um domingo (26) para se lamentar no basquete brasileiro. A Seleção feminina sub-17 do Brasil perdeu a disputa de 3º lugar do Sul-Americano da categoria, para o Paraguai, e está fora da Americup Sub-18. A competição que aconteceu em Assunção, no Paraguai, teve as brasileiras superadas pela equipe da casa em 49-43 e ficando fora do pódio da disputa.

O Sul-americano reuniu reune nove seleções e é peça fundamental no calendário das categorias de base do continente, além de servir como classificatória para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026. As três melhores equipes do torneio garantiram vaga na competição continental: Argentina, Venezuela e Paraguai.

O jogo de hoje começou com equilíbrio mas com a Seleção Brasileira levemente superior. O primeiro quarto terminou com 16-15 para o Brasil e o segundo período com um domínio mais evidente das brasileiras, que defenderam bem e abriram mais quatro pontos de frente, chegando ao intervalo com 32-27 no placar.

A partir do terceiro quarto, o que se viu foi o Paraguai crescendo na partida. Empurradas pela torcida, a equipe da casa dominou as ações do jogo e as brasileiras sentiram a pressão. Com uma defesa consistente, as paraguaias permitiram apenas 11 pontos do Brasil no dois quartos finais e aproveitando bem os contra-ataques, o Paraguai virou a partida, abrindo vantagem até fechar o jogo em 49-43.

A partida teve como maior pontuadora a paraguaia Gilda Duarte, que anotou 18 pontos. Pelo Brasil, Lauryn Turibio se destacou mais uma vez anotando 14 pontos e pegando 14 rebotes, assim como Júlia Preis, que também fez um duplo-duplo com 13 pontos e 11 rebotes.

A derrota além de deixar o basquete brasileiro fora do pódio do Sul-americano Sub-17, terminando a competição como 4º lugar entre nove participantes, faz com que nossa seleção esteja fora também da Americup Sub-18, importante torneio para o processo de amadurecimento das jogadoras de base.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *