No retorno à Copa do Mundo de Escalada, a eslovena venceu nas categorias Lead e Boulder
A cidade de Innsbruck, na Áustria, foi palco de um dos momentos mais marcantes da Copa do Mundo de Escalada no fim de semana passado. A eslovena Janja Garnbret, bicampeã olímpica, triunfou no às competições após nove meses de pausa. Ela conquistou o ouro tanto no Boulder quanto no Lead feminino. Já no masculino, o britânico Toby Roberts venceu a final de Boulder, enquanto o japonês Neo Suzuki conquistou o ouro no Lead.
No Boulder feminino, Garnbret mostrou os motivos que a credenciam como uma lenda do esporte. Ela foi a única atleta a completar os quatro tops na final, incluindo dois flashs. Ela somou 99,3 pontos e se isolou na liderança. Oriane Bertone, da França, foi prata com 69,8 pontos, e a japonesa Matsufuji Anon completou o pódio.
No masculino, a decisão no Boulder foi acirrada. Toby Roberts, da Grã-Bretanha, garantiu seu primeiro ouro da temporada ao somar 69,8 pontos, fruto dos dois flashs decisivos nos últimos blocos. O japonês Anraku Sorato terminou com a prata por apenas 0,2 ponto de diferença, enquanto o belga Hannes Van Duysen levou o bronze por uma margem de 0,1 ponto sobre o britânico Maximillian Milne.
Garnbret brilhou também na final do Lead feminino, encerrando sua participação com mais uma vitória. Ela alcançou a marca de 41 movimentos, oito a mais que a segunda colocada, Laura Rogora, da Itália. Com isso, completou – pelo terceiro ano consecutivo – a dobradinha ouro em Boulder e Lead na etapa de Innsbruck.
Entre os homens, a vitória inédita no Lead ficou com Neo Suzuki, do Japão, que garantiu o ouro graças ao melhor desempenho na semifinal. Roberts, que também alcançou o top, ficou com a prata devido ao critério de desempate, somando mais um pódio no currículo. Alberto Ginés López, da Espanha, completou o pódio com o bronze.
