Entre as construções estará p Estádio Olímpico e o Centro Aquático
O governo australiano confirmou que contribuirá com A$ 3,435 bilhões (US$ 2,25 bilhões) para o custo de A$ 7,1 bilhões da construção das instalações para as Olimpíadas de Brisbane de 2032, abrindo caminho para o início da construção. Os contribuintes de Queensland e o financiamento privado fornecerão o restante do dinheiro para as 17 novas e modernizadas instalações para os Jogos Olímpicos de Verão, de acordo com o acordo de financiamento anunciado pelos governos estadual e federal.
“Os Jogos de Sydney 2000 deixaram um legado incrível e muitos australianos têm memórias que perduram por décadas”, disse a Ministra Federal de Infraestrutura, Catherine King, em um comunicado.
Estamos prontos para realizar os Jogos de Brisbane 2032 que deixarão o mesmo legado incrível para Queensland.
O compromisso do governo australiano de A$ 3,4 bilhões para as instalações dos Jogos é a maior contribuição individual que qualquer governo australiano já fez para a infraestrutura esportiva neste país. Brisbane recebeu os direitos de sediar os Jogos em 2021, mas disputas políticas sobre as instalações fizeram com que os planos finais só fossem decididos em março deste ano.
O chefe do comitê organizador, Andrew Liveris, saudou o anúncio de quinta-feira como uma “mudança significativa no impulso para o futuro”.
Agradeço aos governos australiano e de Queensland por agirem rapidamente, após o recente retorno do governo australiano ao poder, para chegar a um acordo sobre o financiamento intergovernamental que garantirá o início das obras físicas… disse ele.
O estádio principal, com custo estimado de A$ 3,7 bilhões, será construído no Parque Victoria da cidade e terá capacidade para 60.000 pessoas durante as Olimpíadas e mais 3.000 para as partidas de futebol e críquete australianos após 2032.
Um novo centro aquático sediará a natação em 2032 também será construído nas proximidades, a um custo estimado de A$ 650 milhões.
“O acordo histórico de hoje é o início de uma nova parceria que define o caminho para tornar 2032 os melhores Jogos de todos os tempos”, disse o vice-primeiro-ministro de Queensland, Jarrod Bleijie.
