Será a terceira vez que a Austrália receberá os Jogos Olímpicos
Um grupo que representa os dois povos indígenas de Brisbane apresentou um pedido ao governo federal australiano na terça-feira para a proteção permanente do local onde a cidade planeja construir o estádio principal para os Jogos Olímpico de 2032.
Os povos Yagara e Magandjin querem que o Parque Victoria, no centro da cidade, conhecido por eles como Barrambin, seja protegido perpetuamente pela Lei de Proteção do Patrimônio Aborígene e dos Ilhéus do Estreito de Torres como uma “área aborígene significativa”.
“Barrambin é uma terra viva, com relações sagradas, antigas e significativas dentro de nossos sistemas de patrimônio cultural”, disse a anciã Gaja Kerry Charlton em um comunicado em nome da Corporação Aborígene Yagara Magandjin (YMAC).
Foi um choque total quando o primeiro-ministro divulgou seus planos para o estádio… Eu achava que o parque era seguro. Agora, o governo quer destruí-lo. Estamos muito preocupados com a existência de árvores centenárias, artefatos e ecossistemas muito importantes ali. Pode haver vestígios ancestrais.
“Continuamos firmes em nossa responsabilidade de protegê-lo.”
Ninguém do comitê organizador dos Jogos, nem do Gabinete do Vice-Premiê de Queensland, Jarrod Bleijie, responsável pela construção olímpica, estava imediatamente disponível para comentar.
