Guilherme Toldo fica no top 40 no primeiro dia do Mundial de esgrima

Victoria Vizeu e Guilherme Toldo foram os melhores do Brasil em suas respectivas armas.

Marina Ziehe/COB
Marina Ziehe/COB

Entre os dias 22 a 30 de julho de 2025, está sendo disputado em Tbilisi, capital da Geórgia, o Mundial de Esgrima. Haverá disputas individuais e por times em cada naipe e arma da modalidade. O Brasil possui uma delegação de 20 atletas ao todo. Nos dois primeiros dias de competições, foram feitos os embates da espada feminina e do florete masculino.

Na espada feminina tivemos um total de 181 atletas inscritas. Marcela Silva e Victoria Vizeu passaram pela fase de grupos (chamada de poules) com três vitórias cada. Já Maria Rita de Camargo obteve apenas uma única vitória e não avançou, terminando em 167º colocada e sem levar qualquer ponto para o ranking mundial.

No mata-mata, pela fase de 64-avos de final, Victoria Vizeu superou por 15/13 à espanhola Ines Garcia Rodriguez. Marcela Silva, no entanto, perdeu por 15/11 pra alemã Fiona Mueller e se despediu da competição em 104º. Marcela obteve 1,25 pontos no ranking mundial. Na fase seguinte, os 32-avos de final, Victoria sucumbiu por 15/12 para a egípcia Nardin Ehab e terminou na 89º posição, somando mais 2,5 pontos no ranking.

Sem mais brasileiras, a competição se seguiu e sagrou a ucraniana Vlada Kharkova campeã ao derrotar a estoniana Katrina Lehis por 15/14 na final. Os bronzes ficaram com a estoniana Irina Embrich e com a sul-coreana Song Sera.

No florete masculino tivemos um total de 162 atletas inscritos. Todos os brasileiros passaram pela fase de grupos. Guilherme Toldo com o placar perfeito de seis vitórias, Paulo Morais com quatro e Pedro Marostega e Dominic de Almeida com três cada. O bom desempenho de Toldo o levou direto à dois embates à frente.

No mata-mata, pela fase de 64-avos de final, Pedro derrotou ao filipino Sammuel Tranquilan por 15/2; Dominic passou pelo cipriota Aris William Kiayias por 15/11 e Paulo eliminou ao emiradense Hamad Al Jallaf por 15/8.

Nos 32-avos de final, Pedro foi superado pelo japonês Shunsuke Baba por 15/11 e terminou na 79º posição; Dominic não passou pelo canadense Borys Budovskyi. O placar de 15/8 para o canadense eliminou ao brasileiro na 87º colocação. Tanto Pedro quanto Dominic obtiveram 2,5 pontos para o ranking. Por fim, Paulo Morais venceu ao cazaque Timofey Semyonov por 15/7 e seguiu firme na competição.

Nos 16-avos de final, Paulo Morais sucumbiu para o egípcio Abdelrahman Tolba por 15/5 e terminou em 56º, já Guilherme Toldo também perdeu, desta vez para o chileno Vicente Otayza e terminou em 36º colocado. Paulo e Guilherme levaram 5 pontos para o ranking.

Sem mais brasileiros, a competição seguiu e sagrou campeão ao honconguês Ryan Choi ao derrotar o atleta neutro independente de origem russa Kirill Borodachev por 15/9 na final. Os bronzes ficaram com o húngaro Gergo Szemes e com o francês Maxime Pauty.

Amanhã (dia 24) começam as disputas do florete feminino e do sabre masculino.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *