Com uma aula de tática, marroquinos conquistam o mundo
Nesse domingo (19), aconteceu a grande decisão da Copa do Mundo Sub-20, que foi sediada no Chile.
Os dois finalistas chegaram com uma trajetória sólida, marcada por atuações convincentes desde a fase de grupos.
A Argentina, saiu vitoriosa de todas as partidas que jogou antes da final. Enquanto Marrocos foi derrotada apenas na última partida da fase de grupos, quando já tinha sua classificação em primeiro lugar garantida.
Os argentinos eram amplamente favoritos, como é de se esperar da maior campeã da história do torneio. Apesar disso, Marrocos conquistou seu espaço enquanto “zebra”, vencendo partidas diante da Espanha, Brasil, EUA e França mesmo sem ser a preferida das probabilidades. Com um jogo marcado pela solidez defensiva (não sofreu mais de um gol em nenhuma partida) e muita velocidade para ligar contra-ataques, sem depender nem um pouco da posse de bola.
Na final, a proposta marroquina não fugiu do repertório. Marrocos deixou que a Argentina tivesse com a bola, mas sem permitir que criasse grandes chances.
Quando os sul-americanos menos esperavam, Marrocos fez sua primeira investida, e aos 12 minutos da primeira etapa, abriu o placar. A letalidade do ataque africano não parou por aí, ampliando aos 29, novamente com a grande estrela da final, Yassir Zabiri.
Marrocos vai para o intervalo com o placar aberto em dois de vantagem, mesmo que com apenas 26% de posse de bola.
No segundo tempo, restou aos marroquinos apenas administrar o resultado, sem deixar que a hexacampeã voltasse ao jogo. Mesmo chutando 12 vezes a mais (13 contra apenas 1), a Argentina não conseguiu tirar o zero do placar, vendo a seleção africana faturar a primeira Copa do Mundo Sub-20 de sua história. Um prêmio para a federação marroquina de futebol, que tem uma ascensão enorme, tanto na seleção principal, quanto nas categorias de base.











