Indonésia deve negar vistos para atletas de Israel que estavam inscritos para o Mundial de ginástica artística

Mundial começa no dia 19

Foto: Paul Ellis/ AFP
Foto: Paul Ellis/ AFP

A Indonésia impedirá atletas israelenses de competir no próximo campeonato mundial de ginástica em Jacarta, informou uma autoridade governamental.

A decisão de negar vistos aos atletas israelenses ocorre após a participação planejada ter gerado intensa oposição no país de maioria muçulmana mais populoso do mundo, que há muito tempo é um firme apoiador dos palestinos, mas cujo presidente recentemente defendeu Israel nas Nações Unidas.

Israel está entre os 86 países inscritos para competir no torneio que começa em Jacarta em 19 de outubro, com uma equipe destacada pelo medalhista de ouro olímpico de 2020 e atual campeão mundial Artem Dolgopyat no solo masculino.

Agora, sua participação está em dúvida, embora a Federação Israelense de Ginástica tenha afirmado em julho que recebeu garantias de autoridades indonésias de que seria bem-vinda no mundial. Isso iria contra a política de longa data da Indonésia de se recusar a receber delegações esportivas israelenses em grandes eventos.

Hoje, o ministro da Justiça da Indonésia, Yusril Ihza Mahendra, deixou claro que a equipe israelense não será autorizada a entrar no país, apesar de Israel e o Hamas terem concordado com um cessar-fogo.

“O governo não concederá vistos a ginastas israelenses que pretendam participar do Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Jacarta”, disse Mahendra.

Ele acrescenta, em uma declaração em vídeo, que a decisão está em linha com as diretrizes anteriores do presidente indonésio, Prabowo Subianto, em diversas ocasiões. Mas, em seu discurso na ONU no mês passado, Subianto também pediu respeito à segurança de Israel e encerrou seu discurso com “Shalom”.

“Devemos também reconhecer, respeitar e garantir a segurança de Israel. Só assim poderemos ter paz de verdade”, disse Subianto.Mahendra reconheceu que a Federação Indonésia de Ginástica já havia enviado uma carta para que seis atletas israelenses obterem vistos, mas que “a federação retirou a carta”.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *