Instituto Athlon é campeão brasileiro de Goaball pela primeira vez; SESI-SP é octa no feminino

No masculino um campeão inédito desbancou as equipes tradicionais e no feminino, a hegemonia foi mantida

Taba Benedicto/CBDV
Taba Benedicto/CBDV

A Série A do Campeonato Brasileiro de Goalball coroou um campeão inédito na categoria masculina na manhã deste domingo (9). O Instituto Athlon-SP enfrentou o IRM-PR na grande final e derrotou os paranaenses por 5 a 4 no “gol de ouro”, com destaque para o ala da Seleção Brasileira Emerson Ernesto, que fez o gol da vitória na prorrogação e deu ao time de São José dos Campos, vice em 2023, seu primeiro título brasileiro de sua história. No torneio feminino, a equipe do SESI-SP venceu o ICEMAT-MT pelo segundo ano seguido, desta vez por 3 a 0, e alcançou seu oitava título, sendo o quarto consecutivo.

Na decisão feminina, o SESI entrou em quadra postada na defesa com uma missão: parar a israelense Lihi Ben-David, que acabou ganhando o prêmio de Artilheira da competição, com 36 gols. A estratégia do técnico Thiago Almeida deu certo e a atleta do ICEMAT passou em branco pela primeira vez no torneio. Agora, o SESI enfileira os títulos de 2025, 2024, 2023, 2022, 2019, 2017, 2016 e 2013.

Já na decisão masculina, Athlon e IRM lutavam por uma conquista inédita, sendo que os paranaenses disputavam a final da Série A pela primeira vez. E começaram melhor, abrindo o placar. Os paulistas, que têm atualmente no elenco praticamente só jogadores de Seleção Brasileira, não deixaram os rivais abrirem vantagem e logo conseguiram a virada. A 18 segundos do fim da partida, Wallace achou uma linda bola lisa e deixou tudo igual em 4 a 4, levando o confronto para a prorrogação. No “gol de ouro”, ocasião em que o primeiro time a marcar vence o jogo, a estrela do ala/pivô Emerson Ernesto brilhou: em penalidade a favor do Athlon, ele não desperdiçou e garantiu o 5 a 4.

A equipe de São José dos Campos comemorou ainda a medalha de bronze da equipe feminina, que derrotou o Santos por 6 a 4. Já na disputa pelo bronze masculino, o Santos se redimiu e, liderado por Leomon Moreno, Artilheiro da Série A, com 30 gols, derrotou os então tricampeões do SESI por 14 a 5. O Campeonato Brasileiro também premiou os Melhores Jogadores Sub-23: entre as mulheres, a ganhadora foi Amanda Braz. No masculino, Braian Araújo. Ambos os atletas pertencem ao INSEP, de São Paulo.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *