Agora serão apenas cinco surfistas classificados via WSL, ao invés de 10; surfistas reclamam nas redes sociais
A International Surfing Association (ISA) anunciou a qualificação do surfe para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-28, com mudanças significativas. A WSL, que antes classificava dez surfistas para os jogos, classificará apenas cinco em cada gênero. A decisão desagradou os surfistas, que protestaram nas redes sociais.
Yago Dora, atual campeão da WSL, postou nos comentários do instagram da ISA que : “Completa falta de respeito pela forma como vocês conduziram isto, absolutamente triste pelo nosso esporte e pelas futuras gerações de surfistas”
Já João Chianca, o chumbinho, comentou também no post da ISA: “Triste ver isso! É louco ver que vocês do @isasurfing sempre agem nas nossas costas (tour surfistas) e criaram o sistema de qualificação mais injusto! Não respeitando nossas opiniões e gerenciando essa oportunidade olímpica tão mal”
Qualificação no surfe
48 atletas competindo em Los Angeles, sendo 24 homens e 24 mulheres. Cada país segue podendo ter um máximo de três representantes por gênero. As vagas serão distribuídas individualmente, exceto a classificação via ISA Games 2026 e 2027, que premiará a qualificação por equipes. O surfe em Los Angeles-28 será disputado em Trestles.
A distribuição de vagas será a seguinte:
- cinco vagas para cada gênero via WSL
- 10 vagas para cada gênero no ISA Games 2028
- Uma vaga para o país de melhor desempenho nas edições do ISA Games de 2026 e 2027
- Uma vaga continental por gênero para os campeões continentais dos Jogos Asiáticos 2026, Jogos Pan-Americanos 2027, Campeonato Europeu 2027 e ISA Games 2027 (uma vaga por gênero para África e Oceania, desde que o surfista esteja entre os 25 melhores do ranking).
Cada país terá um limite de até três surfistas por gênero, e essa vaga extra deverá vir do campeão da competição por equipes do ISA Games de 2027 e 2028.










