ISA muda qualificação olímpica do surfe para Los Angeles-28; Surfistas protestam nas redes sociais

Agora serão apenas cinco surfistas classificados via WSL, ao invés de 10; surfistas reclamam nas redes sociais

William Lucas/COB
William Lucas/COB

A International Surfing Association (ISA) anunciou a qualificação do surfe para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-28, com mudanças significativas. A WSL, que antes classificava dez surfistas para os jogos, classificará apenas cinco em cada gênero. A decisão desagradou os surfistas, que protestaram nas redes sociais.

Yago Dora, atual campeão da WSL, postou nos comentários do instagram da ISA que : “Completa falta de respeito pela forma como vocês conduziram isto, absolutamente triste pelo nosso esporte e pelas futuras gerações de surfistas”

Já João Chianca, o chumbinho, comentou também no post da ISA: “Triste ver isso! É louco ver que vocês do @isasurfing sempre agem nas nossas costas (tour surfistas) e criaram o sistema de qualificação mais injusto! Não respeitando nossas opiniões e gerenciando essa oportunidade olímpica tão mal”

Qualificação no surfe

48 atletas competindo em Los Angeles, sendo 24 homens e 24 mulheres. Cada país segue podendo ter um máximo de três representantes por gênero. As vagas serão distribuídas individualmente, exceto a classificação via ISA Games 2026 e 2027, que premiará a qualificação por equipes. O surfe em Los Angeles-28 será disputado em Trestles.

A distribuição de vagas será a seguinte:

  • cinco vagas para cada gênero via WSL
  • 10 vagas para cada gênero no ISA Games 2028
  • Uma vaga para o país de melhor desempenho nas edições do ISA Games de 2026 e 2027
  • Uma vaga continental por gênero para os campeões continentais dos Jogos Asiáticos 2026, Jogos Pan-Americanos 2027, Campeonato Europeu 2027 e ISA Games 2027 (uma vaga por gênero para África e Oceania, desde que o surfista esteja entre os 25 melhores do ranking).

Cada país terá um limite de até três surfistas por gênero, e essa vaga extra deverá vir do campeão da competição por equipes do ISA Games de 2027 e 2028.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *