A cidade italiana sediou os Jogos Olímpicos em 1960
Após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão e Cortina d’Ampezzo, a Itália mira candidatura de Roma para sediar os Jogos Olímpicos de 2040.
“Acho que nosso país merece outra Olimpíada de Verão”, disse Luciano Buonfiglio, presidente do Comitê Olímpico Italiano (CONI), no fim de semana. “Mas vamos com calma. É preciso chegar a um acordo sobre a candidatura e compartilhá-la com o governo.”
A ideia dos Jogos de Milão-Cortina surgiu após a rejeição da candidatura de Roma para os Jogos Olímpicos de 2024 pela então prefeita Virginia Raggi, há uma década. Isso aconteceu quatro anos depois de o então primeiro-ministro Mario Monti ter cancelado a candidatura da cidade para os Jogos de 2020 por questões financeiras; e depois de a candidatura de Roma ter sido derrotada por uma pequena margem por Atenas na rodada final de votação para 2004.
“As cicatrizes nos ajudam a lembrar” das derrotas, disse Giovanni Malagò, chefe do comitê organizador de Milão-Cortina e ex-presidente do CONI.
Mas Malagò, que também é membro do COI, sugeriu que Roma tem algumas vantagens importantes no cenário olímpico: seu histórico “único” de candidaturas fracassadas e a localização privilegiada para qualquer candidatura de verão.
“Roma tem um estádio com capacidade para 70.000 pessoas e uma pista de atletismo — o que é fundamental em termos de sustentabilidade”, disse Malagò.
O atual Estádio Olímpico e o complexo do Foro Itálico seriam um cenário natural para o atletismo e a natação — os dois maiores esportes dos Jogos Olímpicos de Verão.
O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, afirmou durante os Jogos de Milão-Cortina que acredita que sua cidade tem “as condições” para outra candidatura — especialmente depois de receber mais de 33 milhões de pessoas na capital e no Vaticano para o Ano Santo de 2025.
“Se for considerado um objetivo realista, estou aberto a colaborar com o COI, o governo e o CONI para criar a candidatura mais competitiva possível”, disse Gualtieri. “Uma capital como Roma não deve temer grandes desafios. O Jubileu demonstrou nossa capacidade organizacional para grandes eventos.”
Com os Jogos de 2028 em Los Angeles e os de 2032 em Brisbane, Austrália; e com a Índia e o Catar concorrendo para 2036; os Jogos Olímpicos de Verão de 2040 parecem destinados a retornar à Europa.
“Agora não é hora de discutir isso. É prematuro, errado e até contraproducente”, disse Malagò. “Precisamos entender o cenário geopolítico para o período pós-2032.”
Malagò não quis comentar as especulações de que se candidatará à prefeitura de Roma após concluir suas funções em Milão-Cortina, dizendo que discutirá “ideias que tenho em mente” após os Jogos Paralímpicos do próximo mês.
Andrea Abodi, Ministro do Esporte e da Juventude da Itália, acrescentou: “Não é necessariamente preciso um anúncio para construir uma candidatura vencedora.”










