Com tie-break emocionante, Azzurra dá show nas defesas e bloqueios e é campeã do mundo
Itália e Turquia voltaram às quadras, neste domingo (7), para o combate final, a tão sonhada medalha de ouro. As favoritas eram as italianas, que vinham de 35 (agora 36) vitórias seguidas, mas a Turquia, liderada por Melissa Vargas e seus incríveis 33 pontos, não parecia querer vender fácil.
Em um primeiro set disputado, a Itália abre a contagem com um 25×23 ao seu favor. Mas o que poucos contavam era que a Turquia iria reagir com um assustador 25×13 no segundo set, crescendo ainda mais o sentimento de “é possível”. Após mais um set ajustado, quem levou o terceiro foi a seleção de Paola Egonu, com parciais de 26×24. A seleção comandada por Daniele Santarelli não parecia querer sair sem lutar, então levaram o quarto set por 25×19 e forçaram o tie-break.
No quinto e derradeiro set, a seleção Top1 do mundo mostrou suas credenciais, com 6 pontos seguidos fecharam o tie-break com um 15×8 e mais uma medelha de ouro para a Itália. Agora, o Argentino Julio Velasco, técnico da Itália, consegue o feito de ser campeão mundial no masculino e no feminino.
A oposta Vargas foi a maior pontuadora do jogo, com 33 pontos (28 em ataques, 1 no bloqueio e 4 aces). No lado das campeãs a oposta Paola Egonu foi decisiva, com 22 pontos. Outro destaque foi a ponteira Myriam Sylla, que colaborou muito nas defesas e passes, além de entregar 19 pontos a favor de sua seleção.











