Japão conquistou 18 em Pequim
Japão conquistou 18 em Pequim

O Japão almeja um novo recorde de medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, com a esperança de superar as 18 conquistadas em Pequim, quatro anos atrás, afirmou o chefe da equipe, Hidehito Ito, nesta segunda-feira.
A potência asiática dos esportes de inverno, que conquistou mais medalhas do que qualquer outra nação do continente na China, há quatro anos, buscará medalhas em diversas modalidades, incluindo patinação artística, snowboard, patinação de velocidade e salto de esqui, entre outras.
Veja o nosso guia da olimpíada de inverno de Milão-Cortina
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
“Recebemos muitas informações animadoras, então acredito que há muitos motivos para otimismo”, disse Ito em uma coletiva de imprensa, quatro dias antes da abertura dos Jogos na cidade do norte da Itália.
“Acreditamos que bons resultados virão quando os atletas conseguirem apresentar seu melhor desempenho. Do nosso ponto de vista, queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar os atletas para que possam conquistar mais medalhas e superar o melhor resultado dos Jogos de Pequim.”
Em Pequim, o Japão conquistou medalhas em sete modalidades diferentes, com três medalhas de ouro. Um total de 120 atletas japoneses foram inscritos para os Jogos de 2026, além de outros 161 membros da comissão técnica e da equipe de apoio.
A equipe japonesa também monitorará de perto as redes sociais para bloquear qualquer abuso online contra os atletas. Alguns atletas japoneses foram alvo de abuso online nos Jogos de Paris de 2024.
“Vamos combater o abuso online”, disse Ito. “Especialistas estarão monitorando as redes sociais e, se encontrarmos algo ofensivo, pediremos às plataformas que excluam o conteúdo.”
Ito afirmou que especialistas estão presentes tanto na Itália quanto no Japão para agir em caso de abuso.
“Temos seis especialistas em Milão e um advogado”, disse Ito. “No Japão, temos 16 membros em uma equipe de monitoramento. Montamos equipes em ambos os locais devido à diferença de fuso horário, para que possamos monitorar as publicações online 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
