João Fonseca é o primeiro brasileiro a chegar a uma final de ATP 500 e o quinto mais jovem da história. Ele derrotou Jaume Munar da Espanha por 7/6 7/5.
João Fonseca entrou em quadra para sua primeira semifinal de ATP 500 no Swiss Indoor, em Basileia, na Suíça, após a polêmica desistência de seu adversário nas quartas de final, quando Fonseca sacava para fazer 5 a 1, no terceiro set. Quis o destino que eles fossem colocados novamente frente a frente pela primeira rodada do Masters 1000 de Paris, logo na segunda-feira. Até lá, a preocupação do brasileiro ainda é o torneio no país alpino.
Em 01 hora e 01 minuto de partida, João Fonseca fechou um primeiro set duríssimo contra o espanhol Jaume Munar em 7 a 4, no tie break, com pouquíssimos erros de ambos os lados. A única vez em que o brasileiro esteve à frente foi justamente no minibreak do game de desempate.
Se a primeira vantagem de Fonseca foi apenas ao final do primeiro set, a de Munar foi logo no início da segunda parcial ao quebrar o brasileiro para fazer 2 a 1. A vantagem, porém, durou apenas até o 4 a 2. João quebrou o espanhol para empatar e virar o set, pressionando o adversário em seu serviço após 3 games seguidos para o brasileiro.
A pressão não veio logo no game seguinte, mas no próximo. Ao receber para o jogo, João chegou a estar um ponto atrás, mas virou o game e quebrou o adversário para fechar a parcial em 7/5.
Biggest ATP Tour Final of his career 🎉
— Tennis TV (@TennisTV) October 25, 2025
Joao Fonseca plays a brilliant match as he defeats Jaume Munar 7-6 7-5 to reach the showdown in Switzerland 💪#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/dk0k95em5C
O #1 do tênis brasileiro vai para sua primeira final de ATP 500. A primeira de um tenista nacional e o quinto mais jovem da categoria, empatado com a lenda Roger Federer. O adversário de Fonseca na final sai do confronto entre o #1 da França, Ugo Humbert, e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, números 24 e 18 do ranking mundial, respectivamente. A decisão acontece neste domingo (25), às 11h30.
A jornada de Fonseca até a final é também uma vitória da estratégia na montagem do calendário e na escolha de quais torneios jogar. Ao optar pela Suíça, em detrimento ao Aberto de Viena, na Áustria, João Fonseca evitou um caminho com os #2 e #3 do ranking mundial, Jannik Sinner e Alexander Zverev, respectivamente, e os sempre difíceis Alex de Minaur e Lorenzo Musetti, semifinalistas do torneio austríaco.
Caso seja campeão amanhã, o brasileiro pode alcançar o top 30 do ranking mundial, na segunda-feira, com uma 28ª colocação na ATP. Se for vice, ele permanece na 34ª posição, ainda assim, seu melhor ranking na carreira.











