João Fonseca é eliminado na terceira rodada de Wimbledon para rival chileno; Duplistas avançam

Brasileiro sofreu com aces de Nicolas Jarry na partida e foca no Us Open Series

Divulgação/AELTC/Florian Eisele
Divulgação/AELTC/Florian Eisele

O prodígio João Fonseca foi eliminado da chave masculina de simples de Wimbledon, na Inglaterra, nesta sexta-feira (4), para o chileno Nicolas Jarry pelas parciais de 6/3 6/4 3/6 7/6 em 3h7m de jogo. O carioca repete o desempenho de Roland Garros com queda na terceira rodada. Jarry brilhou no saque com 25 aces marcados. Nas duplas, Marcelo Demoliner, Marcelo Melo e Rafael Matos, Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani avançaram de fase.

A campanha de João Fonseca em Wimbledon foi interrompida com derrota para o experiente chileno Nicolas Jarry, nesta sexta, por 3 a 1. O brasileiro venceu o britânico Jacob Fearnley e o estadunidense Jenson Brooksby na primeira e segunda fase do Major, respectivamente. Hoje (4), Fonseca foi vítima de show de aces de Jarry que anotou 25 ao todo, contra oito de João. Em pontos de quebra salvos, Nicolas impediu 10/11 tentativas do carioca, que evitou 5/7 oportunidades do rival.

O ano de João Fonseca é brilhante para o que se espera de um jovem de 18 anos. O brasileiro foi campeão do 250 de Buenos Aires, na Argentina, e dos Challengers de Camberra (AUS), Phoenix (EUA) e Lexington (EUA). Além disso, acumulou cinco vitórias em chaves principais de Grand Slam, incluindo a primeira da temporada sobre o top-10 russo Andrey Rublev.

Nas chaves masculina e feminina de duplas, o tênis brasileiro acumulou quatro vitórias. Entre as mulheres, Luisa Stefani e a húngara Tímea Babos, cabeças de chave 10 do torneio, venceram a chinesa Hanyu Guo e a russa Alexandra Panova por 7/6 6/7 6/3 em 2h53m de jogo. A paulista e a europeia perderam ponto do jogo na segunda parcial. Na próxima fase, Stefani e Babos vão enfrentar a dupla vitoriosa do confronto entre Linett/Pera contra Kichenok/Perez (7).

A paulistana Beatriz Haddad Maia, já eliminada na chave de simples, e a alemã Laura Siegemund, cabeças de chave 11 da disputa feminina, derrotaram as estadunidenses Hailey Baptiste e Catherine McNally por 6/1 2/6 6/3 em 1h59m de jogo com ponto da vitória perdido. A segunda fase será contra as convidadas locais Burrage/Kartal.

Entre os homens, mais duas vitórias, Marcelo Melo e Rafael Matos superaram os cabeças 8 Metkic/Venus por 7/6 5/7 7/6 em 2h40m, e em confronto brasileiro, Marcelo Demoliner e o argentino Guido Andreozzi superaram Fernando Romboli e o australiano John-Patrick Smith por 6/3 6/4.

João cai para Jarry

As duas primeiras parcias da partida entre Fonseca e Nicolas foram controladas pelo chileno, as ações foram tomadas por Jarry que sacou bem e acertou a tática contra João, que não conseguiu furar o serviço do rival nas três oportunidades que teve. Nicolas buscou o serviço de João sete vezes e consumou quebras em duas oportunidades.

No set inicial, o chileno fechou o jogo com quebra no oitavo game, assim anotando 5/3 e 6/3 em seguida. Na segunda parcial, a quebra do saque de Fonseca foi no primeiro game, o chileno administrou a vantagem, evitou tentativas de devolução de João, e perdeu duplo set point antes de fechar a parcial em 6/4 e 2 a 0.

A vez de João veio no terceiro set, a bola quicou mais no lado do chileno e João cresceu na partida para buscar a virada. Como em Grand Slams as partidas masculinas vão a cinco sets, o brasileiro precisava de vencer três sets seguidos para avançar de fase. Fonseca furou o serviço do rival no quarto game e abriu 3/1. O jogo acelerou e o carioca manteve a vantagem de um game sobre Nicolas para anotar 6/3 e diminuir para 1 a 2. No período, o brasileiro pediu atendimento médico por incômodo no pé direito.

O quarto set foi o mais longo com 1h2m devido a falta de quebras de saque dos tenistas. O chileno não ameaçou o saque de João no set, enquanto o brasileiro perdeu as seis oportunidades que teve, incluindo a segunda em que abriu 40-0 sobre o rival, ficando a um ponto do set. A partida se mostrou técnica e desgastante, mas os tenistas não abaixaram o ritmo no final do set e, após série de três games de quatro pontos cada, o jogo foi à 6/6. Com o empate, a decisão foi ao tie-break de desempate até sete pontos. João foi superior sobre Jarry no início e abriu 2-1 e 4-2, mas o chileno levou os cinco pontos finais para anotar 7/6(7-4) e 3 a 1.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 26 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei e canoagem. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *