Brasileiros voltam a chave de qualifier da Davis com vitória sobre os gregos por 3 a 1
O Brasil venceu a Grécia por 3 a 1 em confronto realizado com mando grego no Estádio Olímpico de Atenas, neste domingo (14), e confirmou classificação do Grupo Mundial I para o Qualifiers, última barreira antes do Finals, após vitórias de João Fonseca e a dupla de Marcelo Melo e Rafael Matos sobre os europeus. Ontem (13), no primeiro dia de Copa Davis, o placar fechou em 1 a 1.
A classificação brasileira para a fase de Qualifiers da Copa Davis sobre a Grécia veio com vitória brilhante de João Fonseca, nº1 do Brasil, contra o principal tenista grego Stefanos Tsitsipas por 2 a 1 (6/4 3/6 7/5). O prodigío carioca ganhou as duas partidas que disputou em Atenas, pois ontem (13), superou Stefanos Sakellaridis. Neste domingo, João fez jogo potente, cresceu em momentos decisivos e eliminou a equipe grega na casa dos rivais.
Em grande atuação na Grécia, Fonseca abriu 1/0 com quebra do saque de Tsitsipas no game inicial. O carioca perdeu nova chance de furar o serviço do rival no terceiro game e administrou a vantagem, fechando o set em 6/4 e 1×0. No segundo set, Stefanos voltou com mais ritmo e, aproveitando parada para atendimento médico, foi superior sobre o brasileiro ao anotar 6/3 e 1×1 no placar.
A bola do grego continuou mais forte no terceiro set e o Tsitsipas quebrou João no quinto game, anotando 3/2 e 4/2 em seguida. O grego abriu 5/3 e sacou duas vezes para a vitória, mas Fonseca venceu os quatro games finais para virar a partida à 7/5 e 2×1. O décimo primeiro game teve 11 bolas e o brasileiro desperdiçou duas chances de fechar a parcial.
No primeiro jogo deste domingo, Marcelo Melo e Rafael Matos derrotaram Aristotelis Thanos e Petros Tsitsipas por duplo 6/2 e anotaram o segundo ponto brasileiro na Grécia. A partida foi dominada por Melo e Matos, dupla nº1 do Brasil que perdeu 2 de 6 pontos de quebra. Com o placar favorável a equipe brasileira, João Fonseca só precisava vencer Stefanos para classificar a seleção do Brasil para a próxima fase.
Formato Davis
O Brasil disputou nestes dias 13 e 14 de setembro a fase de Playoff do Grupo Mundial I da Copa Davis, a divisão é a “terceira prateleira” do torneio de seleções. Com a vitória por 3 a 1 sobre a Grécia, o Brasil retorna a fase de Qualifiers, rodada de classificação para o Finals entre os oito melhores, tendo que vencer duas seleções para garantir a vaga no top-8.
Caso a seleção fosse derrotada, cairia para o Grupo Mundial II e, caso ocorresses mais um revés na próxima janela de seleções, seria rebaixado para a divisão regional das Américas.











