Brasileiros perderam para os convidados Herbert/Mahut pelo placar de 7/6 6/7 9-11
Na primeira partida como dupla, nesta segunda-feira (20), João Fonseca e Rafael Matos foram derrotados pelos convidados franceses Pierre-Hughes Herbert e Nicolas Mahut por 6/7 7/6 11-9 em 2h6m. O jogo foi válido pela rodada inicial do ATP 500 da Basileia, na Suíça, torneio em que João ainda disputa a chave de simples.
Os brasileiros João Fonseca e Rafael Matos foram derrotados no detalhe pela estreia do ATP 500 da Basileia. Após dois tie-breaks nas parciais tradicionais até seis ou sete games, as duplas jogaram o desempate decisivo no terceiro set e chegaram a empatar em 9-9, porém a parceria francesa levou os dois pontos finais e a vitória.
A partida começou com Fonseca/Matos e Herbert/Mahut confirmando serviços até o placar empatar em 2/2, 3/3 e 4/4. Até o momento, a dupla brasileira evitou quatro quebras de saque que os rivais franceses haviam tentado. Em seguida, João e Rafael abriram 5/4 e perderam três pontos do set em seguida, assim o placar foi à 5/5 e, em seguida, as parcerias empataram em 6/6, forçando o primeiro tie-break. Matos e Fonseca anotaram 4-2, 6-2 e fecharam em 7/6(6-2) e 1×0.
O segundo set começou como o primeiro, as duplas confirmaram serviços e, dessa vez, os saques dos brasileiros não foram pressionados até o bloco final do período. Com a partida em 5/5, Matos e Fonseca furaram o serviço dos rivais e anotaram 6/5, porém Nicolas e Pierre-Hughes devolveram a quebra e marcaram 6/6. No segundo tie-break do confronto, os franceses construíram vantagem de 4-2 e 6-2. A parceria francesa perdeu três pontos do set e viu a dupla brasileira empatar em 6-6, no entanto Mahut e Herbert venceram os dois games finais e concluíram a parcial em 7/6(8-6) e 1×1.
A vitória foi decicida em miniset de desempate até 10 pontos, inicialmente as duplas empataram em 2-2, 4-4 e 6-6. Herbert e Mahut abriram 9-6 e desperdiçaram dois pontos da vitória. Como na parcial anterior, João e Rafael empataram em 9-9, mas Nicolas e Pierre-Hughes venceram os dois pontos decisivos para fecharem o placar 11-9 e 2 a 1.
No torneio de simples do ATP suíço, João Fonseca enfrenta o francês Giovanni Mpetshi Perricard.











