Carioca foi derrotado por 7/6 6/2 6/3 e foca na disputa da Laver Cup em setembro
O prodígio João Fonseca foi derrotado na segunda rodada do US Open, nos Estados Unidos, pelo tcheco e cabeça de chave 21 Tomas Machac por 3 sets a 0 (7/6 6/2 6/3) em 1h56m, nesta quarta-feira (27). O brasileiro estreia na Laver Cup em setembro na continuidade da temporada. No ranking ao vivo, Fonseca é o 41º, melhor posto da jovem carreira do carioca.
A campanha de João Fonseca no US Open foi encerrada na segunda rodada com queda para o forte tenista Tomas Machac, ex-top 20 do mundo, em sets diretos. Na estreia, Fonseca derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic por 3 a 0. Na temporada, o carioca atingiu a segunda rodada nos quatro slams – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open – com seis vitórias e quatro derrotas em chaves principais.
O brasileiro ainda conquistou melhor posto no ranking mundial como o 45º, podendo ser o 41º ao fim das duas semanas do aberto estadunidense, e foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e do Challenger 175 de Phoenix, nos EUA, e do Challenger 125 de Camberra, na Austrália.
Nesta quarta-feira, Fonseca enfrentou o forte Tomas Machac e, apesar de período inicial parelho, foi superado com domínio do rival a partir do terceiro set. A partida abriu com os tenistas confirmando serviços em games rápidos e o jogo foi a 3/3.
Fonseca abriu 5/4 e desperdiçou ponto para o set no game seguinte, favorecendo empate de Tomas em 5/5 e 6/6. Com o jogo em iguais, o tie-break até 7 pontos foi jogado para decidir o vencedor do primeiro período. Tomas anotou 4-1, 5-3 e fechou em 7/6 (7-4) e 1×0.
As duas parciais seguintes foram controladas por Machac, o experiente tenista de 24 anos e atual 22º do mundo salvou três pontos de quebra, além de furar o serviço de João em três oportunidade, e anotou 6/2 6/3 em 1h8m para avançar a terceira rodada. Fonseca teve poucas chances no segundo período, porém mesmo com mais chances de buscar a vitória na terceira parcial, o carioca ficou pelo caminho.
