João Fonseca se recupera de eliminação na Bélgica e vence primeira rodada do Swiss Indoor

Provando que o chocolate suíço é melhor que o belga, João Fonseca se recupera de eliminação na Bélgica e avança no Swiss Indoor.

Swiss Indoor/X
Swiss Indoor/X

Já eliminado da chave de duplas na tarde de ontem, João Fonseca entrou em quadra para a chave de simples do Swiss Indoor, o torneio ATP 500 de Basileia, no país alpino. Fonseca chegou à Suíça após uma eliminação na primeira rodada do ATP 250 de Bruxelas, na Bélgica, por 2 sets a 0, para o holandês Botic Van de Zandschulp, e cair uma posição no ranking mundial sendo ultrapassado pelo italiano Lorenzo Sonego. 

Provando que o chocolate suíço é melhor que o belga, brasileiro enfrentou o francês Giovanni Perricard, #33 do ranking mundial e atual campeão do torneio, na quadra central, após um duelo dos intermináveis Marin Cilic e David Goffin, exemplos de resiliência no mundo do tênis.

Em um primeiro set bastante equilibrado, nenhum dos dois jogadores cedeu break points ao adversário, levando a decisão para o tie break. No desempate, João Fonseca já abriu vantagem logo de cara e chegou a ter quatro set points em mãos, deixando escapar a chance de fechar a parcial. Perricard empatou o game decisivo em 6 a 6, mas Fonseca se recuperou e fechou o set em 7/6, com vitória por 8/6 no tie break. 

Se na primeira parte do jogo nenhum dos dois jogadores conquistou break points, no segundo, João Fonseca logo confirmou seu serviço e quebrou o adversário, fazendo 2 a 0 de já de largada. A vantagem se manteve até o último game, quando João fechou o set, e a partida, em dois sets a zero. 

O 7/6, 6/3 colocou João Fonseca na segunda rodada do torneio. Ele enfrenta, agora, o tcheco Jakub Mensik, 19º do ranking da ATP, que derrotou o suíço Henry Bernet, na primeira rodada. Os dois se enfrentaram pelo Torneio NextGen de 2024, conquistado por Fonseca. Na oportunidade, Fonseca derrotou Mensik por 3 sets a 1. Na chave de ambos, ainda podem aparecer pelo caminho os cabeças-de-chave Shapovalov, Ben Shelton e Taylor Fritz, números 23, 6 e 4, do ranking mundial. 

Shapovalov entrou de última hora no torneio da Basileia após a lesão de Holger Rune, #11 do mundo, nas semifinais do Aberto de Estocolmo, na Suécia. O dinamarquês sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles e tem previsão de retorno ao circuito mundial apenas para 2027.

Matheus Hermógenes

Matheus Hermógenes

Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *