Brasileiro encerra melhor temporada da carreira ao desistir de torneio em Atenas por lombalgia após maratona de jogos
Brasileiro encerra melhor temporada da carreira ao desistir de torneio em Atenas por lombalgia após maratona de jogos

Após a eliminação na segunda rodada do torneio Masters 1.000 de Paris, na França, o brasileiro João Fonseca, que jogaria o ATP 250 de Atenas, desistiu do torneio grego e encerrou precocemente sua melhor temporada no circuito até aqui.
Com quatro títulos no ano, Fonseca entrou para o top 30 do ranking mundial da ATP após a conquista do Swiss Indoor, na Basileia. Foi a primeira conquista de um brasileiro em torneios desse nível desde Cincinnati, em 2001, vencido por Gustavo Kuerten. Além do #28 conquistado com o título na Suíça, a vitória na primeira rodada do Masters 1.000 parisiense deve colocar Fonseca na 24ª posição do ranking.
Diferente da última temporada em que disputou o NextGen finals, torneio dos melhores tenistas sub-20 do circuito, em dezembro onde foi campeão e logo emendou a gira pela Oceania em preparação para o Australian Open, em janeiro, este ano, Fonseca deve ter um tempo maior para se recuperar da maratona de jogos.
A vitória sobre Shapovalov, na terça-feira (28), e a derrota para Khachanov, na quarta (29), já davam indicativo de que a parte física do brasileiro estava cobrando seu preço. A desistência do torneio ateniense, para tratar de uma lombalgia, confirma isso. Mesmo perdendo os pontos que ainda tem a defender, Fonseca deve chegar à Austrália com 1.510 pontos no ranking, o necessário para ser cabeça de chave do primeiro Grand Slam de 2026.
Antes da gira australiana, o próximo compromisso do tenista deve ser uma partida de exibição contra o #1 do mundo, Carlos Alcaraz, da Espanha, em dezembro, em Miami.
Confira as conquistas de João Fonseca nesta temporada:
-ATP 500 da Basileia;
-ATP 250 de Buenos Aires;
-Challenger 175 de Phoenix;
-Challenger 125 de Camberra;
-38 vitórias em 55 jogos;
-9 vitórias em Grand Slams;
-2 vitórias em Copa Davis;
-7 vitórias em Masters 1.000;
-1 vitória contra TOP 10
-3 vitórias contra TOP 20
-8 vitórias contra TOP 30
Orgulho
Pelo Instagram, se disse orgulhoso do trabalho feito e grato pelas experiências e aprendizados, que levará em seus próximos passos na carreira. Ele agradeceu à equipe pelo esforço, à família e aos patrocinadores pelo apoio e à todos que torceram por ele no circuito.
“É só o começo”, finalizou.
