Top-3 do Tour de France não foi alterado
A cidade francesa de Toulouse foi palco do décimo-primeiro estágio do Tour de France 2025, nesta quarta-feira (16), com vitória do norueguês Jonas Abrahamsen após 156.8 km de percurso. O líder geral irlândes Ben Healy (EF) manteve a ponta sem ganho ou perda de tempo para o vice esloveno Tadej Pogacar (UAE).
O estágio desta quarta-feira foi o primeiro após o descanso da última terça-feira (15). A etapa que deu volta em Toulouse foi vencida pelo camisa amarela Jonas Abrahamsen (Uno-X) após 03h 15′ 56”, mesmo tempo do segundo colocado Mauro Schmid (Jayco), da Suíça. O top-3 foi completo pelo neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin). Mathieu liderou os primeiros dias de Tour de France, mas perdeu força e caiu na classificação geral.
Em relação a classificação geral, Healy lidera com 41h 01′ 13”, 0′ 29” a frente de Tadej Pogacar e 01′ 29” do belga bicampeão olímpico Remco Evenepoel (Soudal). Com os ciclistas finalizando a prova no mesmo pelotão, 00h 03′ 28” atrás do campeão Jonas, a distância entre o top-3 geral ficou inalterada. Amanhã (17), a 12ª etapa será entre Auch e Hautacam.
Nas camisas especiais, o italiano Jonathan Milan da Lidl-Trek manterá a camisa verde de melhor pontuador com 231 pontos. O italiano venceu os dois sprints do dia na 11º etapa. Logo atrás, Tadej Pogacar (UAE) aparece com 163 e Mathiue com 156. Sensação no Tour de 2024, o eritreu Biniam Girmay (Intermarché) é o quarto geral com 154 pontos.
Já entre os montanhistas, Jonas e o inglês Alfred Wright, da Bahrain, dividiram as vitórias desta quarta, mas a liderança e camisa de bolinhas ainda será do francês Lenny Martinez, da Bahrain, com 27 pontos. Healy aparece na segunda posição com 16 pontos, após boas performances anteriores ao descanso que o fizeram roubar a camisa amarela de Pogacar, e o canadense Michael Woods (Israel) é o terceiro melhor com 11 pontos.
