Em preparação para o Jogos parapan-americanos de jovens, Brasil venceu o Chile por 2 a 1
O ala Gabriel Penedo foi o nome do jogo da Seleção Brasileira de futebol de cegos em sua estreia, nesta segunda-feira (15), na Copa Internacional Azteca 2025, competição que reúne outras cinco equipes, além do Brasil, em San Luís Potosí, no México. Campeão brasileiro com a AGAFUC (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) na última sexta, o jogador de 21 anos marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Chile, em duelo realizado no Centro de Desenvolvimento Comunitário Simón Díaz.
“Estreia sempre é um jogo em que ficamos mais ansiosos, e é importante começar com o pé direito. Tivemos erros que não podemos voltar a cometer no restante da competição, mas o mais importante foi a vitória. Nosso grupo está unido e bem focado para buscar a melhor colocação nessa competição”, falou o craque da partida.
Depois, foi a vez do outro Gabriel do time garantir a vitória. Com o Brasil estourado no limite de faltas, o Chile teve dois tiros livres da marca dos oito metros para tentar empatar. Na primeira chance, o goleiro Lucas Gabriel saltou para espalmar para fora a cobrança de Victor Silva. Na segunda, já perto do apito final, ele viu o chute de Benjamin bater na trave e sair.
O Brasil volta a campo nesta terça, às 19h (de Brasília), diante dos EUA, com transmissão ao vivo pelo Facebook.
Sobre a Copa Azteca
Fora o Brasil, a competição reúne Chile, EUA, os times adulto e juvenil do México, além do Peru. Todos jogam contra todos, e os dois que mais pontuarem farão a grande final, no sábado (20). O time brasileiro está representado por nove atletas – seriam dez, mas o ala Anael, da APADV, foi cortado por lesão. Representado por jovens valores do futebol de cegos, a seleção se prepara para o Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão realizados em Santiago, no Chile, entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro.











