Disputa vai até domingo (3) e Brasil tem seis representantes nas disputas boulder e guiada
Desde segunda-feira (28), os brasileiros disputam o Mundial sub-19 de escalada esportiva, em Helsinque, na Finlândia. O Brasil conta com a participação de seis atletas: Luis Guilherme Ziolkowski (PR), Gabriel Papp (SP) e Laura Timo na categoria sub-19 e Aitor López (RJ), Giulia Solera (GO) e Mel Brizante (MG) na categoria sub-17.
A estreia foi com Laura Timo, na categoria boulder. Na última participação da brasileira em mundiais juvenis, ela foi a melhor sul-americana ao terminar na 31ª colocação. Com quatro participações consecutivas no Mundial Juvenil (2021, 2022, 2023 e 2024), Laura é a atleta mais experiente da equipe e referência para o grupo.
No masculino, Gabriel Papp, também único representante do Brasil na categoria, finalizou sua participação na 73ª colocação.
Na terça (29), Aitor López, Giulia Solera e Mel Brizante representaram o país também no boulder. No masculino, Aitor finalizou sua participação na 51ª colocação. No feminino, Giulia ficou em 66º lugar e Mel em 75º nas qualificatórias.
Aitor López é o atual campeão brasileiro na modalidades boulder e guiada da categoria. Nascido na Espanha, tem dupla nacionalidade e fez sua estreia internacional representando o Brasil.
As disputas qualificatórias não tem transmissão, somente das fases semifinal e final. As transmissões acontecem pelo canal do Youtube da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).
