Brasileira chegou à disputa de bronze da competição e levou a pior nas punições contra atleta da Itália, nesta sexta-feira (14), primeiro dia de disputas na Croácia
O judô brasileiro chegou muito perto de conquistar sua primeira medalha no Grand Prix de Zagreb, que começou nesta sexta-feira (14), na capital da Croácia. A peso meio-leve Gabriela Conceição (-52kg), do Minas Tênis Clube (MG), caminhou bem na chave e chegou à disputa pela medalha de bronze da categoria, mas acabou superada pela italiana Gaia Stella e ficou em quinto lugar. Ainda no dia, o Brasil teve outros três atletas no tatame, que foram eliminados nas rodadas preliminares.
Gabriela estreou nas oitavas-de-final, e passou pela italiana Ilaria Finestrone com um yuko no golden score. Depois, nas quartas, levou a pior nas punições contra a húngara Roza Gyertas (3-0) e foi à repescagem, onde venceu a azeri Aydan Valiyeva com dois waza-ari.
Na luta pelo bronze contra Stella, as duas seguiram penduradas nas punições até os seis minutos de golden score, quando a brasileira levou a terceira falta por interpretação de ataque falso da arbitragem e recebeu a desclassificação.
Com o resultado, ela ganhou mais 250 pontos no ranking mundial, onde atualmente ocupa a 46ª posição com a prata no Grand Prix de Lima e os ouros nos Opens Pan-Americanos do Rio e Lima faturados neste ano.
Outros brasileiros não avançam
Ainda neste primeiro dia de competição, o judô brasileiro foi representado por outros três atletas.
No feminino, Amanda Lima (-52kg) teve estreia dura contra a kosovar Dristia Krasniqi, atual vice olímpica e que terminou a competição com o ouro da categoria, sendo superada por ippon.
Enquanto isso, no masculino, Chrystian Silva (-66kg) primeiro venceu o esloveno Gasper Kokalj nas punições (3-1) e, depois, nas oitavas, parou no ippon do espanhol David Garcia Torné, campeão da categoria mais tarde. Já no peso mais leve, o ligeiro, Diego Ismael (-60kg) levou um yuko do espanhol Pedro Gomez Llorens na primeira luta.
O Grand Prix de Zagreb continua neste sábado (15) com dois brasileiros em ação: Luis Rossetim (-73kg) e Guilherme de Oliveira (-73kg). As preliminares começam a partir das 6h (horário de Brasília), e o bloco final às 13h. A Time Brasil TV e a Cazé TV transmitem as disputas ao vivo.











