Judô brasileiro começa Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 com cinco medalhas

Brasileiros faturaram quatro ouros e um bronze neste domingo (10), primeiro dia de competição no Paraguai

Foto: Alexandre Loureiro/COB
Foto: Alexandre Loureiro/COB

O judô brasileiro começou os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 com o pé direito! Neste domingo (10), primeiro dia de competição, todos os cinco representantes do país subiram ao pódio, conquistando quatro ouros e um bronze. Clarice Ribeiro (-48kg), Rafaela Cavalcanti (-52kg), Bruno Nóbrega (-66kg) e Bianca Reis (-57kg) foram campeões e confirmaram vaga para o Pan Lima 2027, enquanto Lucas Takaki (-60kg) ficou com um dos bronzes do peso ligeiro masculino.

Clarice Ribeiro garante primeiro ouro do judô brasileiro no Pan

Clarice começou o dia fazendo a canadense Addyson Tamura bater em uma chave-de-braço bem encaixada, nas quartas-de-final. Depois, na semifinal, teve pela frente a estadunidense Malia Manibog e venceu outra vez, imobilizando a adversária por vinte segundos até o ippon.

Na luta pelo ouro, a brasileira encarou a colombiana Manuela Crespo e, no primeiro hajime do golden score, conseguiu um yuko para finalizar o combate e subir ao topo do pódio.Com o título, a manauara de 17 anos garantiu vaga direta para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.

“Foram lutas muito boas e estou muito feliz. Agora é focar no Mundial Cadete que acontece no fim deste mês. Queria agradecer minha família”, comemorou Clarice.

Lucas Takaki leva bronze na emoção

Primeiro brasileiro a entrar no tatame na manhã deste domingo, Lucas Takaki estreou com vitória relâmpago sobre o paraguaio Israel Maldonado, por ippon, nas oitavas-de-final. Depois, nas quartas, ele teve o único revés do dia ao cair no ippon do equatoriano Jhonathan Benavides, que mais tarde saiu do ginásio com a medalha de ouro da categoria.Na repescagem, Lucas se reergueu e passou pelo cubano Yoel Hernandez por waza-ari. Já na luta seguinte, a disputa do bronze, o brasileiro garantiu a medalha com emoção.

Até o segundo final de luta, ele estava atrás no placar, com um waza-ari contra e um yuko a favor. Mas, ao zerar do cronômetro, o colombiano Jeronimo Pino Balbin, pendurado com duas punições, pegou na calça do brasileiro enquanto os dois ainda estavam de pé. Terceira falta, desclassificação e bronze para Lucas.

“Foi uma competição bem dura, um dia difícil, mas graças a Deus consegui colocar em prática o que estou treinando. Agora é aproveitar o resto da competição, ainda tem a equipe e estarei torcendo pelos meus amigos”, disse o brasileiro.

Rafaela Cavalcanti garante segundo ouro brasileiro

Rafa teve estreia contra a colombiana Wendy Golu, e venceu fazendo a adversária bater em um estrangulamento. Na semifinal, a brasileira tomou um susto ao cair em yuko ainda nos primeiros segundos de luta, mas depois impôs seu bom ritmo, conseguiu entradas e forçou três punições à Leomaris Ruiz, da Venezuela.

Na final, a medalha de ouro veio contra a mexicana Aylin Avila, nas punições (3-1). Com o título, ela garantiu vaga direta para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.

“Foi uma competição dura, um pouquinho chata, mais estratégica, mas deu tudo certo no final. É uma competição muito grande, então é muito legal essa experiência. Como eu estou no primeiro ano de Júnior ainda, acho que a prioridade ainda é o Júnior. No que vem, no próximo, ainda vou buscar o Mundial. Mas já começo a pensar no Sênior, na transição. Essa foi a minha competição mais importante, porque vai ser a minha primeira competição garantida no Sênior”, comentou a brasileira.

Bruno Nóbrega dá show e é campeão

A terceira medalha de ouro do judô brasileiro veio pelas mãos de Bruno Nóbrega, que na final venceu o estadunidense Jacob Yang com um ipponzaço.

Mais cedo, ele estreou nas quartas-de-final e venceu o colombiano Jhordan Venegas com um yuko e um waza-ari. Na semifinal, o brasileiro primeiro conseguiu um yuko contra Xavion Johnson, das Bahamas, e depois encaixou uma linda chave-de-braço para finalizar o combate.

Com o título, Bruno confirmou sua vaga para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027.

“Estou feliz com o que eu fiz hoje. Tudo isso foi treinado, então estou feliz de ter conseguido ter colocado em prática. Na final, tive um adversário muito forte. Eu sabia que ele era muito rápido, então eu tentei fazer algo que o meu jogo encaixasse no dele e consegui ser feliz na finalização. Tem o Campeonato Brasileiro ainda, que eu vou competir esse ano. Essa próxima competição é minha próxima meta. Eu, obviamente, almejo algo a mais, como Mundial e Jogos Olímpicos, só que sempre penso em um passo de cada vez”, disse ele.

Bianca Reis leva quarto ouro brasileiro do dia

Na categoria feminina mais pesada do dia, Bianca Reis (-57kg) confirmou seu favoritismo e levou a quarta medalha de ouro brasileira em Assunção.Na primeira luta, válida pelas quartas-de-final, ela venceu a estadunidense Nicole Cancela nas punições (3-1). Em seguida, na semifinal, jogou a colombiana Mayra Solis em um belo ippon, classificando-se à decisão.

Na disputa pelo ouro, Bianca primeiro conseguiu um yuko na venezuelana Audreys Pacheco e depois conseguiu um lindo ippon para confirmar a douradinha.

Com a campanha, ela foi a quarta brasileira a garantir vaga para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027 neste domingo.

“Eu vim com expectativas muito boas e eu quero cumprir essa escadinha, sabe? Eu estava em Rosário nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de 2022, tô aqui, vou agora pra Lima 2027, e espero estar em Los Angeles 2028 também, é o sonho. Eu confesso que eu comecei a competição um pouco nervosa, estava meio dura. Falei com a sensei Erika que me deu um nervoso ali, que o tatame é como se fosse um palco. A gente sobe a escadinha e aí bate um frio na barriga, mas depois da primeira luta eu consegui quebrar o gelo. Consegui melhorar, consegui ficar mais tranquila e voltei com esse ouro para o Brasil”, disse Bianca.

As disputas do judô em Assunção continuam nesta segunda-feira (11), com mais quatro brasileiros no tatame: Eduarda Bastos (-63kg), Maria Oliveira (-70kg), Matheus Nolasco (-73kg) e Luan Almeida (-81kg).

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *