Iniciativa reuniu mais de 100 jovens atletas de todo o país e contou com ações integradas das áreas técnica e educacional
O judô brasileiro encerrou mais uma etapa importante na preparação de seus jovens atletas rumo aos principais desafios internacionais da temporada. Entre os dias 21 e 25 de julho, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) promoveu, em Pindamonhangaba (SP), o Treinamento de Campo Nacional com atletas das classes cadete (sub-18) e júnior (sub-21). O encontro reuniu mais de 100 judocas de 11 federações estaduais e 37 clubes, com representatividade de todas as regiões do país, além de atletas convidados do Chile e Costa Rica.
A iniciativa faz parte da preparação final para os Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025 e o Campeonato Mundial Cadete, duas das principais competições da base, que acontecem no mês de agosto. Ao longo da semana, os atletas participaram de atividades intensas no tatame, com foco em ajustes técnicos e táticos observados no decorrer da temporada, tanto em eventos nacionais quanto internacionais.
“Concluímos mais um treinamento com saldo muito positivo. Tivemos aqui uma programação integrada, com ações de preparação técnica e iniciativas educacionais. O envolvimento dos treinadores dos clubes, que integraram a comissão técnica da seleção, contribuiu para trilhar o melhor caminho para os nossos atletas. Foi uma semana completa, com mais de 100 atletas, dois países convidados e foco no desenvolvimento em todos os aspectos”, avaliou Marcelo Theotonio, diretor de Esporte da CBJ.
A treinadora da seleção brasileira de judô cadete, Maria Portela, enfatizou a importância dos ajustes técnicos realizados ao longo do encontro e celebrou o engajamento do grupo.
“Durante os estágios internacionais, identificamos pontos que precisavam ser trabalhados com mais atenção. Aproveitamos esta semana para focar nesses aspectos. Foi uma semana intensa, de muito trabalho, com o objetivo de acelerar o processo de evolução e criar uma conexão ainda mais forte entre atletas e comissão técnica. Saio muito satisfeita, principalmente por ver o entendimento e o empenho da equipe”, afirmou.
Douglas Potrich, técnico da seleção júnior, também reforçou o valor do trabalho coletivo e da continuidade do processo, além da relevância do treinamento de campo para a consolidação do planejamento técnico.
“Foi fundamental termos o grupo todo reunido para alinhar estratégias e reforçar os objetivos. Trabalhamos com base nos aspectos técnico-táticos identificados ao longo da temporada. Tivemos uma semana de consolidação, em que vimos o comprometimento e a entrega dos atletas que estarão no Pan Júnior. Isso nos dá tranquilidade para seguir confiantes na reta final de preparação”, concluiu Potrich.
Além dos treinos técnicos, o evento também contou com ações da área de Educação da CBJ, visando ao desenvolvimento de treinadores e treinadoras com foco no protagonismo feminino, assim como palestras das áreas de Comunicação e Educação e Prevenção ao Doping — reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento humano e esportivo de forma ampla e inclusiva.
