A atleta saltou 4,73 m no Campeonato Nacional de Clubes de Portugal – 2ª Divisão, neste domingo (13/7), para assegurar o índice fixado pela World Athletics e garantir presença na seleção do Atletismo Brasil que disputa a competição mais importante do ano em Tóquio (JAP), em setembro
A brasileira Juliana De Menis Campos fez o índice para o Campeonato Mundial de Tóquio no salto com vara, com a marca de 4,73 m – exatamente a fixada pela World Athletics. O Mundial será realizado no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro.
Juliana Campos confirmou a excelente fase que está vivendo na sua carreira, aos 28 anos, ao vencer o Campeonato Nacional de Clubes portugueses da 2ª Divisão, realizado neste domingo (13/7), em Leiria. Juliana melhorou sua marca pessoal pela quarta vez consecutiva na temporada e ultrapassou a barreira dos 4,70 m numa das provas mais plásticas e técnicas do atletismo.
“Era uma marca que sempre tive na cabeça porque já foi índice para outras competições, então estou muito feliz de finalmente alcançar. Sim, eu estava numa grande expectativa pelo 4,73, mas não imaginei que fosse sair hoje. Eu não estava me sentindo tão bem e tive que esperar bastante para começar a saltar”, disse Juliana – as adversárias saltam alturas menores e demorou para a brasileira iniciar a sua série de saltos. “E no final das contas deu certo, fiquei muito feliz!”
Juliana, atleta do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel no Brasil, competiu neste domingo pelo JOMA, de Lisboa, para vencer o Nacional Português (4,73 m). A segunda colocada foi Laurinda Moreira (CSM) com a marca de 3,39 m e a terceira Nerea Fernandez (GRE-AA) com 3,27 m.
Sem adversárias do mesmo nível, Juliana mostrou equilíbrio emocional e preparo físico porque saltou sozinha, contra ela mesma, e precisou de nove saltos para chegar aos 4,73 m, na terceira tentativa. Antes, ultrapassou o sarrafo a 4,20 m (3ª tentativa), 4,40 m (1ª) e 4,55 m (2ª). Ainda tentou 4,80 m, mas ainda não foi nessa competição que conseguiu a marca.
Já estava qualificada provisoriamente para o Mundial, pelos pontos que somou no Road to Tokyo (ranking específico) da World Athletics e por seu título sul-americano obtido em Mar Del Plata.
Segue como a segunda melhor brasileira de todos os tempos depois de Fabiana Murer, recordista sul-americana (4,87 m), bicampeã mundial (indoor e outdoor) e medalhista em mundiais e bicampeã da Diamond League.
Na temporada, Ju como é chamada pelos colegas da comunidade atlética, saltou 4,68 m e foi prata no Fly Athens (6/7); 4,66 m também com prata no Golden Spike de Ostrava, República Checa (24/6); e 4,63 m, no LXI Palio Citta Della Quercia, em Rovereto, Itália (2/6). Todas essas marcas já a colocavam como a segunda melhor do Brasil no Ranking de todos os tempos.
