A atleta do Badminton e do Skate terão a honra de representar o Brasil na cerimônia
A atleta olímpica de badminton Juliana Viana e o skatista Filipe Mota serão os porta-bandeiras da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-americanos Júnior. O evento acontece neste sábado (9) às 19h (horário de Brasília), no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. Os atletas receberam a notícia do medalhista olímpico no judô Leandro Guilheiro, Chefe de Missão no Paraguai, na manhã deste sábado, antes de seguirem para os treinamentos.
Para Juliana, o anúncio veio como combustível ainda maior para buscar a melhor performance em sua segunda participação no campeonato.
“Não esperava essa notícia logo cedo, é mais um incentivo para fazer o meu melhor, representar todos os atletas brasileiros, a comissão, todos os funcionários que estão nos ajudando nessa jornada. Farei o meu melhor, estou muito feliz”, comemorou.
Natural de Teresina, no Piauí, a atleta de 20 anos fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a vencer uma partida olímpica de badminton, em Paris 2024. No currículo, Juliana tem também títulos importantes como o do Pan-americano da modalidade este ano, inédito para o badminton feminino brasileiro. O retrospecto no Paraguai é positivo: em Assunção, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Sul-americanos Adulto em 2022.
Na cerimônia de abertura, Filipe Mota será um parceiro à altura. Natural de Patos de Minas, em Minas Gerais, a revelação do skate brasileiro é atualmente, aos 18 anos, o 34º colocado no ranking mundial e coleciona títulos no X Games, como o ouro no Best Trick em 2025 e a prata em 2024. Mota foi o atleta mais jovem a competir na SLS masculina, quando tinha apenas 15 anos, e está animado para representar o Brasil em sua estreia nos Jogos Pan-americanos Júnior.
“Foi uma surpresa pra mim receber esse convite. É minha primeira vez no Pan Júnior e já poder representar o Brasil nessa cerimônia é muito gratificante. Eu vou honrar a bandeira brasileira, que vai entrar comigo de skate. Vai ser ‘da hora’ demais”, afirmou.
A Cerimônia de Abertura será transmitida ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube, a partir das 19h.
