Katie Ledecky se torna hexacampeã mundial dos 1500m livre

Norte-americana sobra na prova e chega a seu sexto ouro na prova em Mundiais.

Foto: Jeremy Lee/Reuters
Foto: Jeremy Lee/Reuters

A nadadora dos Estados Unidos, Katie Ledecky, conquistou nesta terça (29), seu 22º ouro em Campeonatos Mundiais após vencer mais uma vez a prova dos 1500m livre. Esse foi seu sexto título na prova, a qual ela nunca perdeu em Mundiais e é detentora da melhor marca da história.

Katie pegou a liderança logo na largada e foi administrando. Nos primeiros 500m, ela teve a australiana Pallister nadando perto e passou abaixo da linha do recorde mundial em todas as parciais. Na metade da prova, Quadrarella, da Itália, passou Pallister e assumiu a segunda colocação, enquanto isso Ledecky passou os 1000m com grande vantagem e ainda abaixo do recorde, mas apenas a menos de 1s.

Na batida dos 1300m, ela passou acima da linha do recorde e ao final, ela fez 15:26.44. sem bater recorde mas confirmando com tranquilidade seu favoritismo. Quadarella foi prata e Palisster foi bronze.

Confira como foram as outras finais do dia:

200m livre

O sul-coreano Sunnwoo Hwang largou bem e passou os primeiros 50m livre na frente e abaixo da linha do recorde mundial, mas nos 50m seguinte, Luke Hobson, dos EUA, passou em primeiro, se mantendo até os 150m, quando Popovici chegou e logo depois fez a ultrapassagem. No final, o romeno conseguiu meio corpo de vantagem e venceu com o tempo de 1:43.53. Hobson foi prata e Hwang acabou caindo pra quarto, sendo ultrapassado pelo japonês Tatsuya Murada.

100m costas

Kaylee McKeown (AUS) e Regan Smith (EUA) fizeram uma disputa braçada a braçada na briga pelo título mundial. Smith passou os primeiros 50m na frente e parecia conseguir segurar a adversária, porém, nos 25m finais McKeown ultrapassou e bateu na frente, ficando a 0.03 do recorde mundial, fechando a prova em 57.16s. O bronze ficou com Katherine Berkoff, também dos Estados Unidos.

A final masculina foi muito emocionante. O bielorrusso (compete de forma neutra) Kolesnikov passou os primeiros 50m na frente, mas sem vantagem para os demais nadadores. Nos 25m finais, o sul-africano Pieter Cotze conseguiu tomar a frente e venceu a prova com o tempo de 51.85s. A prata ficou com o italiano Thomas Ceccon e o bronze foi do francês Yohann Ndoye-Brouard.

100m peito

A chinesa Qianting Tang largou muito bem e passou os primeiros 50m na frente, mas na raia 1, Anna Elendt, da Alemanha, vinha na segunda colocação e depois da virada, manteve um ritmo forte e consistente para tomar a ponta, conseguindo abrir vantagem nos 20m finais e ficando com o ouro, marcando o tempo de 1:05.19. A prata ficou com Kate Douglass, dos Estados Unidos e Tang ficou com o bronze.

Nathan Raileanu

Nathan Raileanu

Repórter e Editor do Surto Olímpico. Fanático por esportes desde criança. Surtado desde 2021
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *