Norte-americana vence linda disputa contra Summer McIntosh e Lani Palliister pra levar mais um ouro pra casa
A estadunidense Katie Ledecky foi o nome deste sábado (2), o penúltimo dia de Mundial de Esportes Aquáticos, após conquistar os 800m livre feminino e o 23º ouro dela em Mundiais, o sétimo nesta prova. A prova foi marcada por muita emoção na disputa contra Summer McIntosh (CAN).
Katie passou os primeiros 200m na frente, mas com a canadense colada. Nos 400m, a australiana Lani Pallister chegou pra festa e entrou na disputa.
Nos 600m, as três passaram praticamente empatadas e os 200m finais foram de muita disputa. Summer abriu os últimos 100m em primeira, mas logo depois, Ledecky passou e nos 50m finais, conseguiu uma pequena vantagem para fechar com 8:05.62, novo recorde do campeonato e a medalha de ouro. Pallister foi prata e McIntosh, bronze.
It was tight. It was tense. It was classic Ledecky 🙌
— World Aquatics (@WorldAquatics) August 2, 2025
A three-way showdown ends with Katie on top once again in the 800m Freestyle! 👑🥇#Swimming #AQUASingapore25 pic.twitter.com/UfUCBr6qSG
O australiano Cameron McEvoy foi outro destaque do dia, depois de conquistar o bicampeonato mundial dos 50m livre, uma das provas mais tradicionais da natação. Atual campeão olímpico, ele vai consolidando o seu nome nesta prova.
McEvoy fez a segunda melhor largada e logo depois assumiu a liderança, conseguindo abrir um pouco para vencer com o tempo de 21.14s. O britânico Benjamin Proud, que teve a melhor largada, ficou com a prata e o bronze foi de Jack Alexy, dos Estados Unidos.
50m borboleta
A norte-americana Gretchen Walsh passou boa parte da prova disputando a liderança mas foi nos metros finais que ela conseguiu disparar e conquistar o ouro, fazendo a marca de 24.83s. Alexandria Perkins, da Austrália foi prata e a belga Roos Vanotterdijk ficou com o bronze.
200m costas
A estadunidense Regan Smith passou os primeiros 100m na frente, mas com as adversárias ainda próximas. Na virada dos 150m, a australiana Kaylee McKeown virou praticamente empatada e nos 50m finais, ela tomou a liderança e ficou com o ouro, fazendo o recorde do campeonato no tempo de 2:03.33. Esse foi o segundo ouro dela na competição, já que ela já havia vencido os 100m costas. A prata foi de Smith e o bronze de Claire Curzan, também dos EUA.
100m borboleta
Os primeiros 50m foram muito parelhos, mas o francês Maxime Grousset foi quem virou na frente. Ele se manteve na liderança e conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 49.62, novo recorde europeu. A prata foi do suíço Noe Ponti e o bronze foi do canadense Ilya Kharun.
4 x 100m livre misto
Os EUA tiveram uma primeira perna muito forte, entregando na frente e abaixo da linha do recorde mundial. Eles mantiveram o ritmo no segundo nadador, abrindo mais de um corpo de vantagem. Kate Douglass foi a terceira a entrar na água, entregou em primeira, um segundo a frente da linha do recorde. Tori Huske fechou a prova com o tempo de 3:18.48, novo recorde mundial. Equipe de atletas neutros B foi prata e o bronze foi da França.
