A cidade russa sediaria o evento em 2024, mas perdeu os direitos por causa da Guerra na Ucrânia
A cidade russa sediaria o evento em 2024, mas perdeu os direitos por causa da Guerra na Ucrânia

A cidade russa de Kazan planeja sediar o Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos em 2028, confirmou esta semana Vladimir Leonov, ministro dos Esportes da República Russa do Tartaristão.
“O calendário da Federação Europeia de Esportes Aquáticos para 2028 ainda lista Kazan como sede do Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos”, disse Leonov, segundo a agência TASS. “São obrigações contratuais; ninguém vai mudar o campeonato de lugar. Estamos no calendário, vamos analisar a situação e nos preparar para o campeonato.”
Kazan estava programada para sediar a edição de 2024 do evento, antes da invasão russa da Ucrânia, mas a competição acabou sendo transferida para Belgrado, na Sérvia. “Com os desafios geopolíticos que a Europa enfrenta atualmente, foi um verdadeiro desafio encontrar uma nova sede após o adiamento do evento na cidade anfitriã original, Kazan”, disse o presidente da Federação Europeia de Esportes Aquáticos, Antonio Silva, em 2023.
Leonov destacou que o Tartaristão mantém relações de parceria com a Federação Internacional de Esportes Aquáticos (World Aquatics) e com as federações europeias de esportes aquáticos, e revelou que Kazan está pronta para sediar a competição europeia de natação. Segundo ele, uma das principais condições é “a tendência de retorno de torneios internacionais ao nosso país”.
Em novembro, Dmitry Mazepin, presidente da Federação Russa de Esportes Aquáticos, e Viktor Lukashenko, presidente do Comitê Olímpico Bielorrusso, se reuniram para discutir as perspectivas de desenvolvimento das federações de esportes aquáticos de seus países durante a “Copa de Natação dos Atletas Mais Fortes”, em Minsk. O campeonato reuniu aproximadamente 500 atletas da Bielorrússia, Armênia, Azerbaijão, Turcomenistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Hungria, África do Sul, China, Rússia e Cazaquistão.
Segundo a TASS, Leonov acrescentou que estava em negociações com Silva e que uma proposta oficial havia sido feita para realizar o Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos de 2028 em Kazan.
