Nova presidente do COI diz que grupos são para ‘proteger o esporte feminino’ e ‘revisar as escolhas de sede das Olimpíadas’
A nova presidente do COI Kirsty Coventry teve suas primeiras ações no cargo. Ela, que encerrou o workshop ‘pause and reflect’, promovido pela entidade em 25 de junho, anunciou a criação de dois grupos de trabalho: um para redefinir a escolha das sedes das olimpíadas de inverno e verão e outro para discutir questões de gênero.
O primeiro grupo pretende voltar a definir a escolha de uma sede com uma antecedência definida. Ela citou os exemplos de Los Angeles-2028, escolhida 11 anos antes e os jogos de invernos nos Alpes Franceses de 2030, escolhidos seis anos antes, como exemplos dessa inconstância. “Esse grupo de trabalho será criado na próxima semana ou assim para começar a analisar quando devemos selecionar a futura sede e como devemos selecionar a futura sede.” explicou.
Já o segundo grupo toca em um assunto mais sensível no COI e tem o mote principal ‘proteger o esporte feminino’, tomando a liderança na discussão sobre atletas transexuais, algo que a gestão anterior de Thomas Back no COI deixava a decisão nas mãos das federações esportivas:
“Houve um apoio esmagador de todos os Membros presentes aqui, e daqueles que puderam compartilhar conosco antes de partirem, de que devemos proteger a categoria feminina. Com isso, vamos criar um grupo de trabalho composto por especialistas e Federações Internacionais. Os Membros concordaram que o COI deve assumir um papel de liderança nisso, e que devemos ser nós a reunir os especialistas, reunir as Federações Internacionais e garantir que cheguemos a um consenso. Entendemos que haverá diferenças dependendo dos esportes, mas foi plenamente acordado que, como Membros e como COI, devemos nos esforçar para enfatizar a proteção da categoria feminina e garantir que isso seja feito em consenso com todas as partes interessadas.” disse Coventry.
Segundo Coventry, os grupos serão formados nos próximos meses e em breve serão dadas atualizações sobre as decisões tomadas nas questões
