Bronze em Pequim-2022 e campeã mundial em 2025, japonesa Murase Kokomo garante a medalha de ouro com duas descidas quase perfeitas em quatro rotações.
Bronze em Pequim-2022 e campeã mundial em 2025, japonesa Murase Kokomo garante a medalha de ouro com duas descidas quase perfeitas em quatro rotações.

Nesta segunda-feira (09), a japonesa Kokomo Murase conquistou a medalha de ouro no snowboard big air feminino dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026. Com apenas 21 anos, ela supera o resultado de Pequim-2022, em que havia conquistado a medalha de bronze, e alcança o topo do pódio da disputa olímpica.
Na prova de hoje, al campeã mundial em 2025 e medalha de ouro no Winter X-Games, mostrou que segue em grande fase e obteve 179.00 pontos na somatória de suas duas melhores notas, assegurando assim a medalha de ouro em Milão-Cortina, com folga para as suas principais concorrentes.
Assim como nos Jogos de 2022, a medalha de prata ficou com Zoi Sadowsky Synnott, da Nova Zelândia. Ela anotou 172.25 pontos, deixando para trás a sul-coreana Yu Seung-eun, que ficou com a medalha de bronze ao atingir 171.00 pontos na somatória.
A ausência mais sentida no pódio foi da bicampeã olímpica no snowboard big air feminino, a austríaca Anna Gasser, que não repetiu o desempenho das edições anteriores e terminou na oitava posição com 121.25. Aos 34 anos e considerada uma das melhores snowboarders da história, ela se despede das competições esportivas.
As três atletas do pódio se destacaram das rivais pelas manobras e regularidade – a diferença de pontos do bronze para a quarta posição foi superior a dez pontos. Primeira atleta a fazer um backside triplo cork 1620º (quatro voltas e meia), a atleta do Japão foi a única a acertar as três tentativas.
Após três dias seguidos com disputas de medalhas, o snowboard nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 retorna na quarta-feira, 11 de fevereiro, com a classificatória feminina e masculina do halfpipe. A prova marca a estreia dos brasileiros Pat Burgener e Augustinho Teixeira nesta edição.
OURO – Murase Kokomo (Japão) 179.00 pontos
PRATA – Zoi Sadowski Synnnott (Nova Zelândia) 172.25
BRONZE – Yu Seung-eun (Coreia do Sul)) 171.00
