Modalidade estará presente em Los Angeles 2028
A COB Expo 2025 vai reservar um espaço dedicado ao lacrosse, modalidade com origem indígena e pouco conhecida no Brasil, mas em expansão graças a iniciativas locais como a de Santarém (PA).
Até o dia 28 de setembro, o público poderá conhecer a modalidade em um espaço exclusivo, com clínicas e demonstrações ao longo de todo o evento.
O destaque ficará por conta da presença do atleta indígena Ricardo Sebastião, de Santarém (PA), que participará das atividades até 27 de setembro, compartilhando fundamentos, técnicas e vivências do esporte.
A presença de Ricardo reforça a importância da inclusão e da valorização das culturas originárias dentro do ambiente esportivo. A iniciativa amplia a diversidade de experiências oferecidas pela COB Expo e destaca a relevância do esporte como ferramenta de transformação social e integração cultural.
O lacrosse também dialoga com a pauta de sustentabilidade e preservação, temas centrais da COP 30, que será realizada em Belém em 2025. A prática esportiva, com forte ligação à natureza e à ancestralidade, simboliza a convergência entre esporte, cultura e responsabilidade socioambiental.
Ao reservar um espaço exclusivo para o lacrosse, a COB Expo reafirma seu papel de impulsionar a difusão de modalidades emergentes, dar visibilidade a novas práticas e promover um evento plural, conectado com as demandas contemporâneas da sociedade e do esporte mundial. O lacrosse já fez parte do programa olímpico nas edições de 1904 e 1908, e retorna agora oficialmente para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Além da programação prática no espaço dedicado ao lacrosse, o presidente da Confederação Brasileira da modalidade, Manuel Elbio Aquino, participará do painel “Mais emoção em LA 2028: os novos esportes olímpicos”, no Palco Talks, no dia 24 de setembro, das 12h40 às 13h40. O encontro reunirá também os presidentes das confederações de Cricket, Futebol Americano, Softbol e Squash, com mediação do jornalista Marcelo Lages.
